segunda-feira, 28 de março de 2011

Para Ceretta, árbitro do clássico, concentração foi positiva; Coronel Marinho elogia


Alessandro Yara Rossi,
Especial para o site da FPF



A atuação do árbitro Guilherme Ceretta de Lima (foto) no vitória do São Paulo por 2 a 1 no clássico com o Corinthians, válido pela 16ª rodada do Campeonato Paulista da Série A1, foi bastante elogiada pela crítica em geral, mesmo com lances de difícil interpretação. Contente com resultados, Coronel Marinho afirma que concentração deve seguir nos jogos de final de semana.
Um fator considerado importante foi a concentração dos árbitros, onde Ceretta achou interessante a utilização do método implantado pela Comissão de Arbitragem. “Acho que foi positivo, não só para essa partida, mas em todas. O investimento era com essa intenção, creio que ajudou bastante essa concentração”, afirmou o árbitro de apenas 27 anos.
Para ele, a concentração de árbitros deve continuar, ainda mais na fase final da Série A1. “Se for a intenção da Comissão de Arbitragem, é válido que continue a concentração, ajuda bastante, já que agora faltam poucas partidas para o fim da primeira fase”, comentou Ceretta.
O controle emocional do árbitro no clássico foi louvável e ele apontou os motivos pelos quais manteve a compostura na hora de aplicar as regras. “Procuro entender o trabalho da federação neste aspecto, o Coronel Marinho é outro ponto fundamental, além dos orientadores de arbitragem e os psicólogos que auxiliou a todos na concentração”, analisou Guilherme Ceretta de Lima.
A partida enérgica culminou em três expulsões: Dagoberto pelo São Paulo; Alessandro e Dentinho pelo Corinthians. “Meu pensamento foi que eles vão jogar, só vou interferir e seguir as regras de jogo se algo acontecer, as expulsões foram merecidas, eu fiz a minha parte”, comentou Ceretta.
 Para o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Coronel Marcos Marinho, o desempenho do árbitro foi excepcional. “Ele tem um potencial enorme, é corajoso, aplicou as regras de forma correta e foi perfeito nas expulsões e interpretações”, elogiou.
Outro ponto instigante foi a frieza do árbitro em todo o momento. Ceretta entrelaça isso com diversos motivos. “Trabalho dedicado, sério, partindo das instruções do Coronel Marinho, apito com muita tranquilidade e recebo todo suporte necessário quando cometo um erro, afinal é de todo ser humano”, ressaltou o árbitro.

Resultado da concentração agrada

A concentração dos árbitros nesta rodada do Campeonato Paulista da Série A1 foi considerada positiva, já que nas partidas não aconteceram polêmicas relacionadas ao apito. “Aproveitamos a oportunidade, passamos diversas instruções e a concentração foi enorme. Reforçamos com vídeos de alguns lances complicados na visão deles e que podem prejudicar suas atuações”, analisou o Coronel Marinho.
Outros pontos foram levantados pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem. “Tivemos palestras com psicólogos, onde a liderança foi um dos temas abordados, conversarmos com cada escala que ficou no hotel em concentração”, afirmou Marinho. 
A consequência é a continuidade deste trabalho, já que nas partidas dos finais de semana ocorrerá a concentração de árbitros. “Foi eficiente, ajudou bastante na preparação deles. Já que os jogadores profissionais também se concentram, nada mais válido do que os árbitros ganharem o mesmo tratamento”, finalizou o Coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário