quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dia 11 chega o homem de ouro

Lembra-se aos árbitros de futebol do Paraná e do Brasil, credores de tantas críticas pelas condutas que vem apresentando na presente temporada, que agora, na próxima terça-feira(11), chega a Curitiba, o Instrutor da Fifa, Aristeu Leonardo Tavares, alçado há pouco mais de quinze dias, como presidente da CA/CBF.Tavares virá acompanhado dos demais membros que compõe a direção da arbitragem nacional, para realizar o último teste físico da Fifa deste ano, aos árbitros e assistentes, que não fizeram ou foram reprovados nos testes anteriores. O evento será efetivado na pista de atletismo da Universidade Positivo, às 16h.  

 
                                      Foto: CBF 
                          Aristeu Leonardo Tavares
A presença do presidente da CA/CBF no referido teste, tem por finalidade  acompanhar  “in loco” os apitos da (Renaf) e, por extensão, ter uma visão macro da verdadeira capacidade física dos homens de preto. Mas é bom dizer que esta introdução tem apenas o caráter de advertência, porque o desempenho de um árbitro na sua plenitude depende de si próprio.
E, por derradeiro, o encontro que estamos falando é importante, pois se constituirá além do teste físico,  acredito eu, numa palestra cujo personagem responsável, Aristeu Tavares, é uma das mais altas autoridade no tema arbitragem, não só no Brasil, como no mundo todo.
Braatz na CA/FPF
Me perguntam por que Roberto Braatz poderia ser o nome para reconstruir a autoestima do quadro de árbitros da  Federação Paranaense de Futebol. Respondo:  Braatz tem verniz intelectual, vivenciou na última década inúmeras situações no campo de jogo em âmbito nacional e internacional, que pouquíssimos árbitros no planeta vivenciaram, portanto, está atualizadíssimo.  Além do exposto, Braatz tem livre trânsito na CBF e  o continuísmo que aí está no comando da arbitragem paranaense, tem se mostrado incapaz de criar  novas descobertas no campo do apito no futebol paranaense.
PS: no que tange a eleição na Associação Profissional de Árbitros de Futebol do Paraná, que será realizada no próximo dia 15, diante de alguns questionamentos que tenho recebido, repito o que afirmei anteriormente. Os árbitros devidamente aptos a votar, terão duas opções. Eleger pessoas comprometidas com os verdadeiros interesses da classe, ou então manter o status quo vigente. Nunca é demais lembrar aos árbitros da Federação Paranaense de Futebol, que eles são os únicos no Brasil e quiçá no mundo, que pagam taxa de inscrição para apitar as competições da entidade. E, que, em função do modelo de gestão arcaico que é empregado pela direção do apito da Casa Gêneris Calvo nos últimos oito anos, não foi revelado um único árbitro no futebol do Paraná. E pelo terceiro ano consecutivo, a CA/FPF não conseguiu indicar nenhum árbitro para o processo seletivo de Asp/Fifa/CBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário