quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Michel Platini: Árbitros podem agir contra o racismo

O Presidente da Uefa, Michel Platini, explicou como os árbitros podem agir perante situações de racismo em jogos da Uefa, podendo mesmo decretar a suspensão definitiva de um encontro.
por Mark Chaplin
de Nyon
Michel Platini: Árbitros podem agir contra o racismo
O Presidente da UEFA, Michel Platini ©AFP

O Presidente da Uefa, Michel Platini, sublinhou as medidas que os árbitros principais estão autorizados a tomar em caso de incidentes de racismo em jogos da entidade, que podem mesmo passar pela interrupção definitiva do encontro.
Em conversa com a estação de rádio francesa RTL, Platini elogiou também a atitude de Kevin-Prince Boateng, médio ganês do AC Milan, que decidiu abandonar o terreno de jogo em resposta à conduta racista evidenciada pelos adeptos adversários numa partida amigável disputada no início deste mês. Boateng foi seguido de imediato pelos seus colegas de equipa e o jogo terminou aí.
Criamos normas para serem colocadas em prática pelos árbitros na UEFA Champions League e na UEFA Europa League, explicou Platini. A Uefa foi o primeiro organismo regulador do futebol a fornecer aos árbitros diretrizes sobre os passos a tomar em caso de ocorrência de eventos racistas durante os jogos. Em Julho de 2009, o Comitê Executivo da UEFA aprovou uma série de diretrizes que os árbitros devem seguir para lidar com incidentes relacionados com o racismo dentro dos estádios, dando mesmo aos juízes o poder de darem o encontro por terminado, nos casos mais graves.
Se um árbitro se aperceber de quaisquer comportamentos racistas sérios ou se de tal for informado por parte do quarto árbitro, deve, em primeiro lugar, parar o jogo e pedir para que seja efetuado um anúncio público através dos alto falante do estádio pedindo para que se termine de imediato com os referidos comportamentos. Caso esses comportamentos racistas não cessem com esse aviso após o retomar do encontro, o segundo passo do árbitro será a suspensão do encontro por um período razoável de tempo, por exemplo cinco ou dez minutos, pedindo as equipes que se recolham aos vestiários. É feito um novo anúncio público através do sistema sonoro do estádio.
Como terceira e última medida, em caso de persistência dos comportamentos racistas, o árbitro pode decretar, em definitivo, o fim do jogo.
Debruçando-se sobre Kevin-Prince Boateng, Michel Platini referiu que fez questão de elogiar o jogador pela sua decisão de abandonar o terreno de jogo. "Gostei muito da sua atitude. Enviei mesmo uma mensagem ao presidente do AC Milan, Adriano Galliani, a congratular-me com a situação. Achei a decisão um passo extremamente positivo."
O Presidente da UEFA reiterou a política de tolerância-zero do organismo que dirige para com o racismo. Cabe-nos a nós afastar de vez do futebol todos estes indivíduos que vão aos jogos com outros intuitos, que nada têm que ver com o desporto.
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário