O
ex-atleta e atual senador Romário do (PSB/RJ), anunciou após a
prisão do ex-presidente da CBF José Marin em Zurique (Suíça), que
irá solicitar via (CPI) do Senado Federal, a cópia de todos os
contratos de publicidade firmados pela CBF na gestão de Marin e pelo
atual presidente, Marco Polo Del
Nero.
- (21) foi a primeira logomarca estampada na manga da camisa da arbitragem e, posteriormente, a Centauro
- Diante da afirmação do senador em tela, os sindicatos dos árbitros de futebol, os apitos e bandeiras que compõe a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf/CBF) - que fazem propaganda gratuita há mais de uma década de várias multinacionais nos uniformes (meia, bermuda, camisa, nas mangas e nas costas) em todas as competições da CBF, tomarão conhecimento dos valores estratosféricos desses contratos.
- E, por consequência, terão se assim desejarem, a oportunidade de reivindicar o cumprimento da determinação da Fifa que manda: que o patrocínio estampado na manga das camisas seja revertido em benefício exclusivo da formação e requalificação da arbitragem. Mais: informações fidedignas apontam que a Fifa envia às associações, confederações e federações filiadas um valor em dólares para o aprimoramento dos seus juízes e bandeirinhas. Portanto, a grana do patrocínio na manga da camisa deve ser repassada na sua totalidade à Anaf, instituição que representa os árbitros brasileiros.
- Quanto aos demais patrocínios na meia, bermuda, na camisa na frente e nas costas, é inaceitável a exploração comercial que faz a CBF com os homens de preto.
- Na Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e mais recentemente Portugal, a confraria do apito à exemplo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, divide com as federações locais o lucro dos patrocínios.
- PS: Ad argumentandum tantum: Na Itália, a empresa que exibe a logomarca na vestimenta dos homens do apito concede: toalha, chinelo, chuteiras, uniforme e terno completo ao quarteto de arbitragem.
- PS: (2) Ad argumentandum tantum: Além da SKY, os árbitros, assistentes e os quartos árbitros exibem nas suas vestimentas a publicidade da pênalti e da Semp Toshiba.
- A HORA É AGORA!
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