domingo, 11 de junho de 2017

SENEME FAZ BALANÇO POSITIVO DA ARBITRAGEM

Na prestação de contas que faz do desempenho da confraria do apito da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) no twitter, no sábado (10), o presidente do Comitê de Árbitros da entidade, Wilson Luiz Seneme, enumera: 1) As alterações do calendário. 2) As competições da Conmebol. 3) O número de jogos realizados até o presente momento. 4) O montante de árbitros que atuaram nas três competições. 5) A participação dos homens de preto Sul-Americanos no Mundial Sub-20 da FIFA na Coréia do Sul. 6) Os cursos efetivados aos apitos, bandeiras e instrutores da (CSF) – e 7), A renovação  implementada gradativamente no quadro de árbitros em 2017-  (foram doze).
São dados positivos porque, Seneme assumiu há pouco mais de seis meses e seria um absurdo exigir uma mudança de filosofia radical. Sobretudo porque a área da arbitragem é diferenciada dos demais segmentos do futebol. Se as transformações no organograma e no seu arcabouço, não forem realizadas dentro de um contexto equilibrado dá “Chabu”.  
O dirigente e sua equipe designados para comandar, escalar, supervisionar, ministrar cursos, observar o dom, talento, vocação, ter a consciência da capacidade e/ou perfil de cada árbitro e assistente, tem que ter um discernimento que transcede a inteligência humana. Se não for detentor de uma mente similar a de um cientista da Nasa, vai tudo para o beleléu. Principalmente, quando se trata de uma instituição da exponencia da CONMEBOL.
PS (1): Na próxima quarta-feira (14), a (CSF) irá realizar o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores da América, o mais importante torneio do futebol Sul-Americano. Fala-se que no dia seguinte (15), a entidade poderá anunciar a implantação do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV) nesta competição.
                                   Crédito: USA/TODAY
PS (2): O grande obstáculo para a implementação do (AV) nesta fase da Libertadores, é a falta de treinamento à arbitragem da CONMEBOL. Já que é notório que um contingente minoritário de apitos e bandeiras da (CSF), possuem conhecimento da dinâmica operacional do (AV).
PS (3): O tempo joga contra a participação do ÁRBITRO DE VÍDEO na Libertadores. As oitavas do torneio estão programadas para iniciar no próximo dia 4 de julho. “Tá em cima do laço!” Colunistas de quatro países diferentes nos afirmaram que, é prematuro lançar o (AV) sem o devido treinamento à confraria do apito na Libertadores.

3 comentários:

  1. O segundo inquérito que investiga a manipulação de resultados na arbitragem paranaense, no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD), sofre com a ausência das pessoas chamadas para depor. Depois de Fernando Homann, ex-chefe da Comissão de Arbitragem e Antônio Mikulis, ex-dirigente do Operário, agora é a vez do ex-árbitro Valdir de Córdoba Bicudo ser convocado para depor no TJD e dizer que não comparecerá.

    O depoimento está marcado para as 10 horas, desta quinta-feira, mas Bicudo adiantou que não vai aparecer no tribunal. O ex-árbitro afirmou que tem uma fita gravada com uma conversa “explosiva” que poderia anular a Série Prata do Paranaense.

    ResponderExcluir
  2. O fato em tela foi explorado exaustivamente à época de diferentes maneiras - e os principais envolvidos (acusadores e acusados) - nunca provaram na sua essência se os acontecimentos foram consumados 100%. O que ensejou inúmeras dúvidas. Tanto é verdade que a Polícia Judiciária quando dos fatos, abriu inquérito e todos os envolvidos direta e indiretamente nunca confirmaram absolutamente nada. Como policial civil que sou, acompanhei minuciosamente os desdobramentos e posso falar sobre o acontecido. Reitero: Muita gente falou....falou....e muitos dos acusadores que afirmaram estarem fazendo um bem ao futebol do Paraná se "acoelharam", no momento de apresentar as provas necessárias a respeito do caso que ficou conhecido como "OS BRUXOS". Quanto a fita, soube que um dos envolvidos era detentor de gravação "explosiva" - soube, mas nunca tive acesso ao seu conteúdo. Como sou conhecedor da lei que cabe ao acusador o ônus da prova e nunca tive acesso ao teor da "tal fita", repilo a informação e atribuo o comentário a maledicência dos nossos inimigos. E, para corroborar nossas assertivas a respeito do fato e o cuidado que devemos ter quando acusamos alguém, informo que o principal acusado do caso dos "BRUXOS", o ex-árbitro Amoreti Carlos da Cruz, punido em primeira instância pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), posteriormente recorreu àquela corte da punição à ele imposta, e foi absolvido por unanimidade.

    PS: Parte dos acusadores do caso dos 'BRUXOS", poderiam explicar por exemplo, o desvio dos (367.713,04) - trezentos e sessenta e sete mil, setecentos e treze reais e quatro centavos) - este com provas robustas (extratos bancários, com depósitos e saídas) em poder deste colunista e do presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Paraná, Airton Nardelli, dos cofres da Associação Profissional de Árbitros de Futebol do Paraná (APAF/PR), no período de 1997 à 2003. Desvio que gerou ação por iniciativa de Nardelli, junto ao Tribunal de Justiça do Paraná. Neste período, o atual diretor da Comissão de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, Afonso Vitor de Oliveira ocupou uma das vice-presidência da associação. A posteriori, Afonso Vitor se tornou presidente da (APAF/PR). Alertado sobre o fato por este colunista e pelo próprio Airton Nardelli dos "desvios" afirmou que iria apurar. Nunca fez nada. Se precisar exibir provas temos e muitas. Inclusive, matérias relatadas na GAZETA DO POVO e na TRIBUNA DO PARANÁ sobre o escândalo aqui nominado.
    Valdir Bicudo.

    ResponderExcluir
  3. A título de informação: O caso que ficou conhecido como dos "BRUXOS", aconteceu no ano de 2005

    ResponderExcluir