terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reunião da UEFA prepara árbitros




O experimento de assistentes adicionais atrás das metas está sendo testado exaustivamente na Eslovênia.


A nova temporada das competições européias e a fase de qualificação do UEFA/EURO 2012 aproximam-se rapidamente, e os árbitros europeus juntaram-se a UEFA na Eslovênia, esta semana, para um processo de revisão e antevisão alargado, estabelecido para garantir que os juízes estejam devidamente preparados para as tarefas que têm pela frente.

A oitava Reunião de Verão de Árbitros de Topo da UEFA teve início em Ljubljana, capital da Eslovênia, com o desejo comum de manter o tanto quanto possível e melhorar os padrões de qualidade durante os próximos meses. Como os árbitros de topo são agora considerados atletas em termos físicos no futebol moderno, a reunião na Eslovênia inclui testes físicos e medições de massa corporal. Além disso, debates são realizados em grupo o que vai permitir aos juízes dar a sua opinião à UEFA acerca de vários assuntos que os afetam diretamente.

O Comitê de Arbitragem da UEFA criou um programa extenso para os árbitros de Elite e de primeira categoria, bem como para os de segunda categoria. Resumos em vídeo de jogos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League vão ser utilizados para destacar situações específicas de jogo, com a atenção centrada em aspectos como simulações, mão na bola e discussões. "Temos o dever de proteger a imagem do jogo", disse o delegado de arbitragem da UEFA, Hugh Dallas, que também destacou a importância de uma abordagem consistente ao processo de decisão em situações como essas e de manter o equilíbrio ideal entre controlar os jogadores dentro do gramado e tomar medidas disciplinares apropriadas.

A UEFA vai beneficiar com as discussões os grupos que envolvem os árbitros de Elite e de primeira categoria. "O Comitê de Arbitragem deve ouvir os árbitros mais experientes", explicou Dallas. "Foi reunida informação da temporada passada e queremos saber a opinião deles".

Um aspecto que tem merecido especial atenção na Eslovênia é a experiência com mais dois árbitros-assistentes, que vai continuar nas competições europeias durante as duas próximas temporadas. Desse modo, na tradicional equipe de arbitragem, composta por um árbitro principal, dois árbitros-assistentes e um quarto árbitro, vão ser incluídos mais dois assistentes. Estes colocam-se ao longo da linha-de-fundo, junto à baliza, e têm como função precípua a detectar incidentes que ocorram na grande área.

"Esta é uma experiência que a UEFA está levando muito a sério", afirmou Dallas. Os árbitros da segunda categoria vão ser informados das diretrizes relevantes estabelecidas pelo International Board (IFAB), enquanto a UEFA também está desejosa de partilhar informações com os árbitros que já tenham dirigido jogos com mais dois assistentes. A experiência foi levada a cabo em 200 encontros da UEFA/ Europa League na última temporada, e foi retomada já este ano, no "play-off" da UEFA Champions League e na SuperTaça Europeia, que decorreu no Monaco, na sexta-feira passada.

O primeiro vice-presidente da UEFA, Şenes Erzik, e o presidente da Federação Eslovena de Futebol (NZS), Ivan Simič, desejaram boa sorte aos árbitros, naquela que é, seguramente, uma época de testes nas competições européias e nos jogos de seleções. Depois, o director do setor de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, recordou aos árbitros que a condição física é um fator essencial para realizarem boas exibições.

"Vamos exigir-vos mais, porque precisamos de mais", disse Collina aos juízes. O teste físico dos árbitros de Elite e de primeira categoria é visto como um componente fulcral dos preparativos para as próximas jornadas, afirmou. "Não podemos considerá-los apenas árbitros, mas também atletas de alta competição", sublinhou Collina. O italiano vai ser auxiliado por mais dois delegados da UEFA, o escocês Dallas e o francês Marc Batta, que vão dedicar o seu tempo não apenas a trabalhar no Comitê de Arbitragem, mas também nas escalações e outros aspectos estratégicos e técnicos da arbitragem européia.

Fonte: UEFA/ Refereetip

Nenhum comentário:

Postar um comentário