sábado, 3 de março de 2012

Tecnologia mais perto do futebol

A International Football Association Board (IFAB) deu sinal verde para a avaliação de dois sistemas de tecnologia da linha de gol e revelou que a novidade pode ser introduzida no esporte já na próxima temporada.
A Board, que é formada por representantes da FIFA e das quatro federações britânicas, realizou a sua 126ª Assembleia Geral Anual neste sábado, 3 de março de 2012, em Surrey, na Inglaterra.
Durante o encontro, o EMPA, instituto independente que conduz os testes, informou que duas das oito empresas envolvidas na primeira fase de estudo, em novembro e dezembro do ano passado, haviam cumprido os critérios estabelecidos pela Board. O sistema desenvolvido pela Hawk-Eye usa reconhecimento óptico e câmeras, enquanto a tecnologia da GoalRef utiliza um campo magnético e uma bola especial para identificar gols.

"A nossa expectativa, uma vez que as empresas atendam aos critérios, é de aprovar o uso dos sistemas no dia 2 de julho em Kiev."
Alex Horne, secretário geral da Federação Inglesa de Futebol 
A precisão e a solidez dos dois sistemas serão analisadas durante uma segunda fase de testes, a ser conduzida entre março e junho deste ano. A decisão final quanto à adoção da tecnologia será tomada na Assembleia Extraordinária da Board no dia 2 de julho em Kiev, na Ucrânia, após a decisão da Euro 2012.
"É um avanço importante para nós, mas é igualmente importante que implementemos a tecnologia corretamente", disse o secretário geral da Federação Inglesa de Futebol, Alex Horne. "O sistema deve ser preciso, do contrário não vale a pena tê-lo, mas estamos muito confiantes de que a tecnologia está passando no teste. A nossa expectativa, uma vez que as empresas atendam aos critérios, é de aprovar o uso dos sistemas no dia 2 de julho em Kiev."
A introdução da tecnologia nas Regras do Jogo parece ter encontrado acolhida junto a todos os membros da Board. "Estamos apoiando a tecnologia da linha de gol há algum tempo e ela está se revelando eficiente", comentou o secretário geral da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan. "A apresentação do EMPA foi excelente e estamos satisfeitos por ver as duas empresas irem adiante."

Veredito unânime para o véu
Além de boas notícias para os defensores da tecnologia no futebol, a assembleia também representou uma vitória para aqueles que se empenham em promover a inclusão das mulheres no esporte pelo mundo. O príncipe da Jordânia, Ali Bin Al Hussein, membro do Comitê Executivo da FIFA, fez um apelo inflamado à Board pela permissão do uso de véu por atletas do sexo feminino.
A entidade concordou por unanimidade que os véus sejam permitidos em princípio, condicionando a aprovação final aos resultados de um estudo das questões de saúde e segurança. A definição será feita na Assembleia Extraordinária da Board em julho.
"O príncipe Ali fez uma apresentação perfeita", afirmou o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke. "Ele explicou a importância do tema na sua região. Era importante que tivéssemos a oportunidade de ouvir o que ele tinha a dizer e a decisão da Board foi unânime. Se as mulheres não podem jogar por conta do véu, nós da FIFA ficamos muito felizes em autorizá-las, para que as mulheres do mundo todo tenham acesso ao futebol."
"É uma satisfação que a decisão tenha sido unânime", comemorou Ali. "Estou muito confiante que a questão será ratificada em julho", completou.

Novas regras
A bola com chip poderá ser aprovada pelo Board - Foto: Fifa.com
Na pauta do encontro, havia oito propostas de emenda às Regras do Jogo. A Board aprovou a modificação da regra relacionada à localização dos anúncios publicitários verticais e permitiu que as federações do mundo todo usem spray para ajudar os jogadores a respeitarem a distância regulamentar nas cobranças de tiro livre. Além disso, a entidade ofereceu às quatro federações britânicas a opção de realizarem um teste de dois anos relativo ao número de substituições autorizadas no futebol amador.
A IFAB também alterou a regra quanto aos equipamentos dos jogadores, estabelecendo que fitas adesivas e materiais semelhantes, quando utilizados, sejam de cor idêntica à das meias. Outra novidade diz respeito à ação a ser tomada pelo árbitro caso uma bola ao chão seja chutada diretamente para as redes adversárias.
Por outro lado, a FIFA concordou em retirar a proposta de emenda prevendo uma quarta substituição nas partidas que forem para a prorrogação, enquanto a proposta relativa à chamada "punição tripla" (pênalti/gol, cartão vermelho e suspensão do jogador) também será analisada posteriormente.
Já o experimento com árbitros assistentes adicionais, que está sendo feito em diversas competições mundo afora, inclusive no Brasil e na Liga dos Campeões da UEFA, será mantido. Um relatório final será levado à Assembleia Extraordinária de julho para que uma decisão definitiva quanto ao futuro dos árbitros assistentes adicionais também possa ser tomada.
As decisões relacionadas às Regras do Jogo aprovadas hoje pela IFAB entrarão em vigor no dia 1º de junho de 2012, levando em conta o início da Euro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário