Um “gol” do
atacante inglês Hurst, na final da Copa do Mundo de 1966, entre Inglaterra x
Alemanha, validado erroneamente pelo bandeirinha Tofiq Bahramov e o árbitro
Gottfried Vienst, gerou a época enorme discussão se a bola ultrapassou ou não a
linha de meta na sua totalidade. Há quem diga que a bola ultrapassou totalmente
a linha do gol e há quem diga que não.
44 anos depois no Mundial da África do Sul, um lance similar envolvendo as mesmas equipes voltou a acontecer. Desta vez, o meia inglês Lampard desferiu um chute contra a meta do arqueiro alemão Neuer, quando o placar acusava 2 x 1 para os alemães. A bola neste prélio entrou 46 centímetros além da linha de meta, porém, o campo visual do assistente uruguaio Mauricio Espinosa e do seu compatriota, o árbitro Jorge Larrionda não captaram o gol de empate dos ingleses. A Inglaterra foi eliminada do torneio. Um novo incidente com as mesmas características voltou a acontecer na partida Ucrânia x Inglaterra, na Eurocopa 2012.

Pressionada pela mídia e pelos 209 filiados, a entidade que controla o futebol no planeta, a Fifa, abriu licitação com a participação de nove empresas que desenvolveram a partir de então inúmeros testes, objetivando encontrar solução para lances como os acima nominados. Conhecida a empresa vencedora da licitação, GoalControl, e, após a exibição de testes comprobatórios, o Mundial de Clubes da Fifa do Japão em 2012, foi a primeira competição a experimentar a tecnologia na linha do gol.
Desde então, diversos organizadores de torneios e ligas passaram a se interessar pelo assunto e vêm avaliando o uso dessa nova tecnologia. Assim, cresceu também, em 2013, o número de partidas disputadas que utilizaram a tecnologia na linha de meta.
Comprovada a eficácia da tecnologia, a Fifa decidiu implementá-la em seus principais torneios: A Copa das Confederações em 2013, na qual o sistema baseado em câmeras da GoalControl, foi utilizado nos seis estádios no Brasil.
Além disso, na Inglaterra, a Premier League tornou-se a primeira competição nacional a utilizar na temporada de 2013/14, a tecnologia na linha do gol, e está utilizando atualmente o sistema Hawk-Eye (olho de falcão).
Lembro que a primeira utilização oficial da tecnologia na linha do gol na Europa ocorreu, na verdade, em maio de 2013, na Copa Amsterdam, num campeonato juvenil disputado no Estádio Olímpico de Amsterdã. O sistema GoalRef foi usado em todos os jogos, garantindo que todos os gols fossem indicados corretamente e com isso auxiliando a arbitragem em situações de difícil decisão.
Recentemente, a Associação Holandesa de Futebol (KNVB), decidiu avaliar a tecnologia da linha do gol, utilizando o sistema baseado em câmera Hawk-Eye nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015, em todos os torneios da primeira divisão.
A tecnologia na linha do gol que será utilizada pela primeira vez numa Copa do Mundo no Brasil, pela empresa alemã GoalControl funciona assim: utilizando 14 câmeras de alta velocidade (serão 7 por baliza), capazes de produzir cerca 400 imagens por segundo, instaladas ao redor do gramado, passarelas e pontos altos do estádio.
As câmeras são conectadas a um poderoso sistema de processamento de imagem que acompanha e filtra todos os elementos em campo, como jogadores, árbitros, e demais objetos, sendo o restante somente a bola. Desta forma é capaz de reconhecer sua posição com uma precisão muito alta. Quando a bola passar da linha do gol, um sinal informando o gol será enviado ao árbitro.

7 câmeras são instaladas em cada meta no sistema GoalControl
O Sistema funciona em conjunto com um relógio especial. Este relógio recebe o sinal enviado pelo computador e exibe um aviso visual e de vibração para o árbitro, bastando a este apenas validar o gol. A tecnologia utilizada para a transmissão do sinal do computador para o relógio não será 3G, muito menos WI-FI, mas sim outra forma de sinal criptografado, levando menos de um segundo para ser transmitido ao árbitro.
Observe nas fotos, como funcionará o sistema GoalControl nos doze estádios, onde serão disputados os 64 jogos da Copa, a partir da próxima quinta-feira (12).
44 anos depois no Mundial da África do Sul, um lance similar envolvendo as mesmas equipes voltou a acontecer. Desta vez, o meia inglês Lampard desferiu um chute contra a meta do arqueiro alemão Neuer, quando o placar acusava 2 x 1 para os alemães. A bola neste prélio entrou 46 centímetros além da linha de meta, porém, o campo visual do assistente uruguaio Mauricio Espinosa e do seu compatriota, o árbitro Jorge Larrionda não captaram o gol de empate dos ingleses. A Inglaterra foi eliminada do torneio. Um novo incidente com as mesmas características voltou a acontecer na partida Ucrânia x Inglaterra, na Eurocopa 2012.

Pressionada pela mídia e pelos 209 filiados, a entidade que controla o futebol no planeta, a Fifa, abriu licitação com a participação de nove empresas que desenvolveram a partir de então inúmeros testes, objetivando encontrar solução para lances como os acima nominados. Conhecida a empresa vencedora da licitação, GoalControl, e, após a exibição de testes comprobatórios, o Mundial de Clubes da Fifa do Japão em 2012, foi a primeira competição a experimentar a tecnologia na linha do gol.
Desde então, diversos organizadores de torneios e ligas passaram a se interessar pelo assunto e vêm avaliando o uso dessa nova tecnologia. Assim, cresceu também, em 2013, o número de partidas disputadas que utilizaram a tecnologia na linha de meta.
Comprovada a eficácia da tecnologia, a Fifa decidiu implementá-la em seus principais torneios: A Copa das Confederações em 2013, na qual o sistema baseado em câmeras da GoalControl, foi utilizado nos seis estádios no Brasil.
Além disso, na Inglaterra, a Premier League tornou-se a primeira competição nacional a utilizar na temporada de 2013/14, a tecnologia na linha do gol, e está utilizando atualmente o sistema Hawk-Eye (olho de falcão).
Lembro que a primeira utilização oficial da tecnologia na linha do gol na Europa ocorreu, na verdade, em maio de 2013, na Copa Amsterdam, num campeonato juvenil disputado no Estádio Olímpico de Amsterdã. O sistema GoalRef foi usado em todos os jogos, garantindo que todos os gols fossem indicados corretamente e com isso auxiliando a arbitragem em situações de difícil decisão.
Recentemente, a Associação Holandesa de Futebol (KNVB), decidiu avaliar a tecnologia da linha do gol, utilizando o sistema baseado em câmera Hawk-Eye nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015, em todos os torneios da primeira divisão.
A tecnologia na linha do gol que será utilizada pela primeira vez numa Copa do Mundo no Brasil, pela empresa alemã GoalControl funciona assim: utilizando 14 câmeras de alta velocidade (serão 7 por baliza), capazes de produzir cerca 400 imagens por segundo, instaladas ao redor do gramado, passarelas e pontos altos do estádio.
As câmeras são conectadas a um poderoso sistema de processamento de imagem que acompanha e filtra todos os elementos em campo, como jogadores, árbitros, e demais objetos, sendo o restante somente a bola. Desta forma é capaz de reconhecer sua posição com uma precisão muito alta. Quando a bola passar da linha do gol, um sinal informando o gol será enviado ao árbitro.

7 câmeras são instaladas em cada meta no sistema GoalControl
O Sistema funciona em conjunto com um relógio especial. Este relógio recebe o sinal enviado pelo computador e exibe um aviso visual e de vibração para o árbitro, bastando a este apenas validar o gol. A tecnologia utilizada para a transmissão do sinal do computador para o relógio não será 3G, muito menos WI-FI, mas sim outra forma de sinal criptografado, levando menos de um segundo para ser transmitido ao árbitro.
Quando a bola ultrapassar a linha de meta, o árbitro receberá uma mensagem com palavra gol no relógio
Esta escolha se deve justamente
para que não ocorram interferências externas que impeçam o sistema de funcionar
perfeitamente. Uma das grandes vantagens do sistema é a possibilidade de
utilizá-lo com qualquer tipo de bola, gramado, goleira e rede, ou seja, poderá
ser instalado em praticamente qualquer estádio. As imagens obtidas pelas
câmeras também podem ser armazenadas e reproduzidas quando desejar, como por
exemplo, no replay de um gol.Observe nas fotos, como funcionará o sistema GoalControl nos doze estádios, onde serão disputados os 64 jogos da Copa, a partir da próxima quinta-feira (12).
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