quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Centro de excelência de arbitragem em andamento


(Michel Platini - Presidente da Uefa e os novos árbitros)

O compromisso da UEFA em aumentar os níveis de qualidade da arbitragem européia ganha forma na realização de um curso inaugural no novo Centro de Excelência de Arbitragem da UEFA (CORE), que irá acontecer em Nyon, na Suíça, durante as próximas semanas deste mês.
O primeiro curso introdutório para jovens árbitros e assistentes começou dia 31 de Agosto nas instalações do CORE, o centro desportivo de Colovray, situado em frente à Casa do Futebol Europeu da UEFA, em Nyon.
A criação de um Centro de Excelência de Arbitragem foi aprovada em Janeiro pelo Comitê Executivo da entidade e, como iniciativa fundamental deste novo programa da UEFA, o CORE levará a efeito um curso de duas partes – introdutório e consolidação – e distribuirá um diploma UEFA/CORE a assinalar a respectiva conclusão.
O recém-nomeado diretor do CORE, Yvan Cornu, supervisiona o programa pedagógico ao lado dos responsáveis do curso, Jaap Uilenberg e David Elleray, membros do Comitê de Arbitragem da UEFA.
Este curso introdutório demora duas semanas, durante as quais experientes instrutores de arbitragem e especialistas aconselham os jovens árbitros e assistentes – com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos, e considerados com potencial para chegarem a árbitros internacionais – sobre preparação para os jogos, relacionamento com os jogadores, controle do desafio, consciência tática e treino físico. O curso de consolidação de uma semana, que irá acontecer posteriormente, apenas terá lugar cerca de sete meses depois.
Exercícios práticos, preparação mental e a oportunidade de participar em dois encontros das Ligas suíça ou francesa completam a preenchida agenda do curso introdutório, que se concluirá com o estabelecimento por parte de cada participante de objetivos pessoais. Os árbitros que participam no curso já participam em jogos de competições nacionais.
Se técnica, controle do jogo, preparação física e inglês – a língua comum dos árbitros, na qual os delegados do curso terão de dominar – são áreas abordadas na quinzena introdutória, os principais objetivos da semana de consolidação são: avaliar o progresso de um jovem árbitro a nível nacional, reforçar o treino introdutório e proporcionar mais desenvolvimento ao nível da linguagem corporal, prevenção de lesões e gestão do "stress".
Cada uma das 53 federações nacionais filiadas na UEFA será convidada todos os anos a enviar um árbitro e dois assistentes para participarem no programa CORE. Os participantes que concluam o curso com êxito receberão o diploma UEFA/CORE. Também é solicitado às federações que indiquem instrutores de arbitragem para auxiliarem os instrutores principais e o responsável pelo curso.
A UEFA assumiu a gestão do complexo de Colovray em Abril passado, abrindo assim caminho para a entrada em funcionamento do programa CORE, cujo objetivo visa dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento da arbitragem na Europa.

Fonte: UEFA/RefereeTIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário