
O Comitê de Candidatura dos Estados Unidos anunciou na última sexta-feira, que o país se retirou do processo de escolha da nação anfitriã da Copa do Mundo da Fifa 2018, concentrando-se apenas na campanha para o Mundial de 2022.
A decisão foi divulgada após vários meses de deliberação entre a Fifa, a Uefa e membros da diretoria do Comitê de Candidatura americano. Agora, quatro representantes europeus permanecem na corrida para 2018: Bélgica/Holanda, Inglaterra, Rússia e Espanha/Portugal. Já que o Estatuto da Fifa estipula que o torneio não pode ser realizado duas vezes seguidas no mesmo continente, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Catar e Estados Unidos podem ser escolhidos como sede de 2022.
"Passamos um tempo conversando com a Fifa e a Uefa sobre a possibilidade de nos concentrarmos apenas no processo de candidatura para 2022, opção à qual nos referimos em diversas ocasiões", afirmou o diretor do Comitê de Candidatura dos Estados Unidos e presidente da Federação Americana de Futebol, Sunil Gulati. "Estamos confiantes de que isso é o melhor para a candidatura dos Estados Unidos."
O secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, também comentou a decisão americana. "Mantivemos um diálogo aberto e construtivo com o comitê americano depois que se tornou evidente que havia um movimento crescente pela realização da Copa do Mundo da Fifa 2018 na Europa", disse Valcke. "Portanto, o anúncio feito hoje pelo comitê, de concentrar-se exclusivamente na Copa do Mundo de 2022, é um gesto bem-vindo e muito apreciado pela Fifa"
O Comitê Executivo da Fifa se reúne em Zurique nos dias 28 e 29 de outubro para discutir, entre outros assuntos, o processo final de votação para a escolha dos países-sede das edições de 2018 e 2022 do Mundial.
"Decidimos fazer o anúncio agora, 48 dias antes da decisão final, para que as nossas intenções ficassem claras nessa última parte da campanha", acrescentou Gulati. "Isso também permite que a Fifa conclua os procedimentos de seleção já na próxima reunião do Comitê Executivo."
Fonte: Fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário