Em entrevista concedida na manhã deste sábado, em Assunção (Paraguai), o presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol e membro da Comissão de Arbitragem da Fifa, Carlos Alarcón, anunciou que os árbitros e assistentes designados para a Copa América com início no próximo dia 1º de julho, que será realizada em solo argentino, serão submetidos a um curso de altíssima qualidade com vistas à competição.
Bandeira Eletrônica
Alarcón enfatizou na sua assertiva, a dificílima tarefa dos apitos assim que a bola rolar no torneio que esta às portas, e expressou sua opinião sobre a utilização da tecnologia para auxiliar a arbitragem a equacionar àqueles lances que fujam do campo de observação do árbitro ou dos assistentes, com o escopo de minimizar os erros cometidos pela confraria do apito.
Foto: Refereetip - Laurent Duhamel
Porém, antes do início da competição, a Conmebol sob a batuta de Alarcón e seu estafe, realizarão um curso de requalificação sobre as Regras do Jogo de Futebol aos árbitros e assistentes, que irão laborar na Copa América. Finalizando sua entrevista, Alarcón se mostrou favorável a implementação da eletrônica no futebol como forma de ajudar a arbitragem, sobretudo em lances que ocorram na linha de meta. Finalizando, o homem forte da arbitragem Sul-Americana vociferou: o olho humano não pode ver tudo e a introdução da tecnologia deve acontecer o mais rápido possível. Não se pode mais postergar a sua implementação.
(Foto: Worldreferee - Carlos Amarilla)
(Foto: Afa - Sérgio Pezzota)
PS: As duas partidas decisivas da Copa Santander Libertadores da América, entre Santos x Penharol, devem retratar na íntegra o estilo de arbitragem, que será utilizado na Copa América. Carlos Amarilla (Fifa/PAR) e Sérgio Pezzota (Fifa/ARG), são os árbitros escalados para os dois jogos. Ambos estão selecionados para o torneio na Argentina, e acredito que os atletas e comissão técnica da Seleção Brasileira ficarão de olho na TV, objetivando adequar-se ao estilo de comportamento diferenciado da arbitragem praticada em outros países do vivenciado pelos atletas que atuam no futebol brasileiro.
A arbitragem desastrosa do capixaba Marcos André Gomes da Penha e seus assistentes no Bahia x Atlético-MG em Salvador foi uma das piores arbitragens dos últimos anos no Brasileirão. Não têm a mínima condição de apitar jogo profissional!
ResponderExcluir