terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Congresso de grandeza dos homens do apito

O seminário patrocinado e desenvolvido conjuntamente pela Fifa e Conmebol, na semana que passou, foi coroado de ingente sucesso. Foram convidados 23 árbitros e 11 árbitros assistentes, que foram instruídos em técnicas e examinados nas áreas teóricas e física, e também submetidos a uma avaliação kinesics (prevenção de lesões) e antropométrica (composição corporal) ou índice de massa corpórea.
Hábitos profissionais
"Ambos os testes e avaliações foram exigentes, pois o nível atual dos jogos assim exige. Nosso trabalho é oferecer todas as ferramentas técnicas, físicas e estruturais, que possibilitem tanto nos árbitros como nas mesmas associações, hábitos profissionais de cuidados físicos e de nutrição, treinamento, capacitação e pleno conhecimento das Regras
do jogo de Futebol ", disse Massimo Busacca, chefe de Arbitragem da Fifa.
Professores de elite
O curso foi conduzido pelo Dr. Carlos Alarcón, presidente da Comissão de Árbitros da (Conmebol e membro da comissão dos Árbitros da Fifa) - participaram como instrutores, Massimo Busacca, responsável pelo departamento de Árbitros da Fifa, Oscar Julian Ruiz, Jorge Larrionda e o sr. Jorge Romo, integrantes da Comissão de Arbitros da entidade que controla o futebol no planeta e Esfandiar Baharmast, Instrutor Fifa.
Allan Costa Pinto
Heber Roberto Lopes almeja ser escolhido
para atuar na Copa de 2014.
Em outras áreas
O treinamento físico foi de responsabilidade dos instrutores em treinamento físico da Fifa, Alejo Perez Leguizamón e Cristian Rosen, enquanto o bacharel em Cinesiologia (Ciência que versa sobre os movimentos do corpo humano), Gustavo de Renzis e o Bacharel em Nutrição Desportiva, Marcos Martinez, contribuíram segundo as suas profissões, com dados importantes e análise técnica, para, no fim melhorar o nível da arbitragem.
Rumo ao Brasil
Depois de participar deste seminário os instrutores do RAP e do departamento de arbitragem da Fifa estarão em contato permanente com os apitos e assistentes, observando suas atuações. E durante os próximos meses os ajudarão a se manter preparados para melhorar as suas deficiências e corrigir suas falhas. A corrida no apito para a Copa do Mundo de 2014, na América do Sul já começou.
Fonte: Revista Árbitros/José Borda
PS (1): na expressão do evento acima mencionado, noticiamos a presença de Heber Roberto Lopes (foto), um dos mais eficientes árbitros na atualidade do futebol brasileiro. Diante do que resultou naquele evento, a ele, se almeja ser escolhido pela Fifa para a Copa de 2014, resta desertar do futebol paranaense e hospedar-se num centro mais destacado do futebol brasileiro, sob pena de perecer nesta área profissional em razão da pobreza que significa o futebol do Estado do Paraná no conceito nacional. Este aspecto negativo, por certo, vai bater de frente com a grandeza técnica do indigitado árbitro. Ou se
manda, ou morre!
PS (2): além de Heber Roberto Lopes, participaram do evento da Conmebol, os árbitros Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) e Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP). Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP), outro candidato ao Mundial de 2014, não foi convidado para o Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário