O seminário patrocinado e desenvolvido conjuntamente pela Fifa e Conmebol, na semana que passou, foi coroado de ingente sucesso. Foram convidados 23 árbitros e 11 árbitros assistentes, que foram instruídos em técnicas e examinados nas áreas teóricas e física, e também submetidos a uma avaliação kinesics (prevenção de lesões) e antropométrica (composição corporal) ou índice de massa corpórea.
Hábitos profissionais
"Ambos os testes e avaliações foram exigentes, pois o nível atual dos jogos assim exige. Nosso trabalho é oferecer todas as ferramentas técnicas, físicas e estruturais, que possibilitem tanto nos árbitros como nas mesmas associações, hábitos profissionais de cuidados físicos e de nutrição, treinamento, capacitação e pleno conhecimento das Regras
do jogo de Futebol ", disse Massimo Busacca, chefe de Arbitragem da Fifa.
do jogo de Futebol ", disse Massimo Busacca, chefe de Arbitragem da Fifa.
Professores de elite
O curso foi conduzido pelo Dr. Carlos Alarcón, presidente da Comissão de Árbitros da (Conmebol e membro da comissão dos Árbitros da Fifa) - participaram como instrutores, Massimo Busacca, responsável pelo departamento de Árbitros da Fifa, Oscar Julian Ruiz, Jorge Larrionda e o sr. Jorge Romo, integrantes da Comissão de Arbitros da entidade que controla o futebol no planeta e Esfandiar Baharmast, Instrutor Fifa.
Allan Costa Pinto |
---|
Heber Roberto Lopes almeja ser escolhido para atuar na Copa de 2014. |
Em outras áreas
O treinamento físico foi de responsabilidade dos instrutores em treinamento físico da Fifa, Alejo Perez Leguizamón e Cristian Rosen, enquanto o bacharel em Cinesiologia (Ciência que versa sobre os movimentos do corpo humano), Gustavo de Renzis e o Bacharel em Nutrição Desportiva, Marcos Martinez, contribuíram segundo as suas profissões, com dados importantes e análise técnica, para, no fim melhorar o nível da arbitragem.
Rumo ao Brasil
Depois de participar deste seminário os instrutores do RAP e do departamento de arbitragem da Fifa estarão em contato permanente com os apitos e assistentes, observando suas atuações. E durante os próximos meses os ajudarão a se manter preparados para melhorar as suas deficiências e corrigir suas falhas. A corrida no apito para a Copa do Mundo de 2014, na América do Sul já começou.
Fonte: Revista Árbitros/José Borda
PS (1): na expressão do evento acima mencionado, noticiamos a presença de Heber Roberto Lopes (foto), um dos mais eficientes árbitros na atualidade do futebol brasileiro. Diante do que resultou naquele evento, a ele, se almeja ser escolhido pela Fifa para a Copa de 2014, resta desertar do futebol paranaense e hospedar-se num centro mais destacado do futebol brasileiro, sob pena de perecer nesta área profissional em razão da pobreza que significa o futebol do Estado do Paraná no conceito nacional. Este aspecto negativo, por certo, vai bater de frente com a grandeza técnica do indigitado árbitro. Ou se
manda, ou morre!
manda, ou morre!
PS (2): além de Heber Roberto Lopes, participaram do evento da Conmebol, os árbitros Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) e Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP). Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP), outro candidato ao Mundial de 2014, não foi convidado para o Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário