segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Má campanha do Tricolor pode fazer FPF cair no ranking da CBF


Irapitan Costa/PARANA/ONLINE
A postura da Federação Paranaense de Futebol, que desde o início se mostrou intransigente com qualquer possibilidade de antecipação da Divisão de Acesso, para facilitar o calendário do Paraná Clube, pode ter reflexos em todo o futebol paranaense. No ano passado, a FPF foi a federação que menos cresceu entre as sete primeiras colocadas do ranking da CBF. Um reflexo imediato do desempenho pífio de Paraná e Atlético nas Séries B e A do Brasileiro, respectivamente. Até mesmo as federações catarinense (9ª) e cearense (10ª) fizeram mais pontos ao longo da temporada 2011.
Por mais que muitos deem pouca importância ao ranking, ele define número de vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro. O próprio Paraná Clube, nos últimos anos, só entrou na Copa do Brasil por conta de sua 23ª posição no ranking. Na mesma posição desde que caiu para a Série B, o Tricolor já é seriamente ameaçado pelo Ceará, que encurtou para dois pontos a vantagem do time paranaense. Em 2012, Paraná e Atlético estarão na Série B, enquanto a federação pernambucana, principal concorrente da paranaense no ranking, terá Náutico e Sport de volta à Série A.

Uma somatória de fatores que, em médio prazo, poderão colocar em xeque a 5ª colocação da FPF no ranking da CBF. Com uma visão menos provinciana, as federações de São Paulo e Minas Gerais preferem realizar suas principais divisões no início do ano. Assim, garantem calendário perene aos filiados que a representam nas diversas competições nacionais. O resultado disso pode ser medido em números. Ano a ano, a Federação Paranaense de Futebol vai ficando mais distante dos quatro primeiros lugares do ranking. Pernambucanos e baianos, agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário