segunda-feira, 12 de julho de 2010

Números da disciplina melhoram



Copa do Mundo 2010 teve menos cartões do que a edição anterior: 246 amarelos e 17 vermelhos


Em relação a Copa do Mundo anterior, o Mundial 2010 teve pontos positivos na questão disciplinar. Em números de advertências e expulsões, a Copa da África do Sul apresentou uma considerável queda no número de cartões.
Em contrapartida aos inúmeros erros crassos da arbitragem, a disciplina foi um ponto a evidenciado pela Fifa. Na Alemanha, em 2006, foram mostrados 307 amarelos, contra 246 dos 64 jogos da disputa na África do Sul.
Os números também são positivos no quesito expulsão. Os árbitros aplicaram 17 cartões vermelhos na Copa que teve a Espanha como campeã, contra 28 na Copa passada.
Mas nem tudo foram flores. A decisão manchou um pouco a Copa da boa disciplina em campo. A final entre Holanda e Espanha foi o jogo com maior número de cartões da Copa do Mundo 2010: 13 no total, e entrou para história como a decisão de Mundial com maior número de advertências, superando os seis cartões do duelo entre Argentina e Alemanha em 1986.
Vice-campeã, a Holanda foi de longe a equipe mais indisciplina da Copa do Mundo. Os holandeses foram os que mais faltam cometeram – 126 – e os que mais foram advertidos com o cartão amarelo – 22. A campeã Espanha, ao contrário, foi quem mais sofreu com o antijogo e a violência dos adversários – a Fúria sofreu 134 faltas.
Contra o excesso de cartões, duas partidas não tiveram nenhum cartão: Alemanha x Espanha pela semifinal e Coreia do Norte x Costa do Marfim ainda na primeira fase da Copa do Mundo.
Com o fim da Copa da África do Sul, as atenções do Mundo se voltam para o Brasil, que em 2014 terá a responsabilidade de realizar o próximo mundial. E em solo brasileiro, a disciplina em campo será um critério ainda mais importante para quem quiser ser campeão.
Fonte: Justiça Desportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário