segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Opinião - Imaginação e Visualização Mental


Começou o jogo… apito inicial. O árbitro assume o seu papel, nada existe além do cenário do jogo. A atenção no nível mais elevado, o controle do stress e da ansiedade já foi antecipado e, agora, em perfeito domínio, a tomada de decisões é feita com rapidez, nível ótimo de concentração, o discurso flúi, voz controlada, gestos objetivos e expressão facial calma e confiante, posicionamento em campo conforme as técnicas aprendidas, gerindo o esforço e as mudanças de velocidade, sempre em contato visual com os árbitros assistentes (ora um, ora outro) …

O rigor técnico, a disciplina, a boa disposição, o treino físico e das competências psicológicas faz com que o árbitro aja com consciência, com assertividade e clareza de discurso, com sinais seguros, harmoniosos e bonitos.
Como chegar a esse nível ótimo de atenção? Clara e naturalmente que um árbitro em início de carreira tem algumas preocupações enquanto está a arbitrar um jogo, com o tempo (experiência) e com treinos específicos, que requerem muito empenho, consegue deixar de pensar demasiadamente e automatizar comportamentos importantes na sua atuação. Além da interacção com os diversos intervenientes no jogo, o árbitro, no decorrer da partida, preocupa-se com a sua colocação em campo, de acordo com as diretivas transmitidas pelos formadores de árbitros no início de cada época, tenta transmitir uma boa imagem postural, sinalética harmoniosa e adequada, nunca estar de costas para os árbitros assistentes, não perder a bola de vista quando controla uma barreira, estar sempre muito atento à equipe que vai repor a bola em jogo (utilizando algumas técnicas, por exemplo, fechando uma das mãos dependendo da equipe e para que lado é que uma delas está a atacar), isolar os jogadores quando é necessário mostrar um cartão, entre outras preocupações relativas à aplicação técnica das leis.

Um árbitro com alguma experiência já não despende tantas energias nestas atividades porque interiorizou e treinou estas competências. O que fazer para as treinar quando os treinos, na maioria dos casos, acontecem em plena competição? Através da utilização de imagens e da visualização mental. Através desta técnica obtêm-se resultados rápidos e eficazes. Aprende-se, de fato, a controlar a atividade cognitiva e a facilitar a atuação, como se as imagens mentais de situações fossem realmente vivenciadas. São-no, na mente, mas quando um árbitro está num jogo e se fez esse treino, rapidamente vê resultados. É uma técnica que facilita qualitativamente a sua atuação. Se fizer esse treino sistematicamente, como por exemplo na véspera do jogo antes de adormecer, certamente que no jogo não pensará tanto, estará mais confiante e controlará melhor o stress e a ansiedade.

Fonte: Maria João Freire - APAF - (Assoicação Portuguesa de Árbitros de Futebol)
Publicada por RefereeTip

Nenhum comentário:

Postar um comentário