segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Héber, pronto para 2014


Ninguém tem sido mais crítico das atuações do árbitro Héber Roberto Lopes (foto-Fifa-PR), do que este escriba nos últimos seis meses. Como fui árbitro ao longo de 17 anos e vivenciei inúmeras situações e sou um estudioso do assunto Regras do Jogo de futebol, tornei-me um analista de arbitragens, às vezes compreendido e em muitas oportunidades incompreendido.

Mas o assunto desta coluna, é a arbitragem de Coritiba 4 x 2 Atlético/PR, realizado no Couto Pereira, no domingo, que decidiu o primeiro turno do Campeonato Paranaense 2011. Em se tratando de Héber Roberto Lopes, sua arbitragem teve comando do início ao fim da nominada partida, suas tomadas de decisões tiveram postura, suas expressões corporais/verbais tiveram elegância nos gestos, modos, na apresentação. Seu posicionamento com a bola em jogo foi perfeito. Aplicou corretamente as leis do jogo. Teve critérios em todas as decisões. Suas sinalizações foram entendidas pelos atletas, imprensa e o público.

Utilizou o apito com distinção. Agilizou o jogo a cada interrupção, interpretou e aplicou com brilhantismo a lei da vantagem. Demonstrou perfeita sintonia nas sinalizações dos árbitros assistentes (marcação de faltas, impedimentos ou outros). Praticou a arbitragem preventiva através de olhares, sinais, falas, do apito e dos cartões quando necessário. Fez valer o espírito das Regras do Jogo, aplicando-as com inteligência, utilizou os cartões (amarelo/vermelho), quando pressentiu através do seu intelecto mental que o diálogo e o bom senso não eram suficientes para manter o bom andamento da partida.
Os árbitros assistentes, Gilson Bento Coutinho e Marcos Rogério da Silva, demonstraram ótima interrelação com o árbitro e perfeito posicionamento e trabalho em equipe. Nota da arbitragem, 10!
PS: Se deseja continuar no processo pré-seletivo da Fifa com vistas à Copa de 2014 no Brasil, Heber Roberto Lopes deve manter o mesmo padrão de arbitragem do clássico e aperfeiçoar-se a cada jogo independente da competição que estiver apitando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário