sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Presidente da Uefa toma posição contra a violência

O presidente da Uefa, Michel Platini, esteve reunido com os presidentes da Sérvia e da Croácia para pedir colaboração na tomada de medidas vigorosas contra a violência no futebol.
Presidente da UEFA toma posição contra a violência

Michel Platini esteve reunido com o presidente da Croácia, Ivo Josipović (à esquerda) ©Croatia president's office 

O presidente da Uefa, Michel Platini, fez uma viagem especial esta quinta-feira para se reunir com o presidente da República da Sérvia, Boris Tadić, e com o Presidente da República da Croácia, Ivo Josipović.
Michel Platini deslocou-se especialmente a Belgrado e a Zagreb para discutir matérias relacionadas com o futebol com os presidentes dos dois países, aproveitando para destacar a importância do empenho total e do apoio dos dois governos no combate à violência no futebol nos jogos que envolvem clubes croatas e sérvios.
"A violência no futebol é uma grande preocupação para nós e temos de tomar medidas imediatas. Nas reuniões com os chefes de Estado da Croácia e da Sérvia, tive a oportunidade de ver que eles também partilham destas preocupações e que mostram vontade de procurar soluções para este problema. Concordámos que é necessário elaborar um plano de medidas concretas que exigem uma forte liderança e um grande empenho dos dois governos a todos os níveis", explicou o presidente da Uefa no final da reunião.
"Devo salientar que se até ao final de 2011 a Uefa não vir sinais claros que estão a ser implementadas medidas concretas, as selecções nacionais e os clubes dos dois países correm o risco de ser suspensos das competições organizadas pela Uefa. Se não existirem melhorias, não hesitaremos em tomar medidas firmes."
"Se não existir uma melhoria clara da situação, a Uefa irá excluir todas as equipas croatas e sérvias das competições europeias. Todas as selecções nacionais e clubes ficarão suspensos por um longo período de tempo."
Platini destacou que a violência que tem envolvido certos grupos de adeptos é um problema que ultrapassa o futebol e onde é fundamental a intervenção dos Estados e, especialmente, a colaboração internacional entre as várias forças policiais.
No decorrer das reuniões, foi passada a mensagem que o problema da violência em redor dos jogos que envolvem equipas croatas e sérvias tem de ser combatido pelos governos, em parceria estreita com as respectivas autoridades do futebol, para evitar a exclusão de clubes e selecções das competições internacionais. O Comité Executivo da Uefa aprovou na sua última reunião, em Janeiro de 2011, esta política de "tolerância zero" para as duas federações.
O plano de combate a este problema deverá incluir medidas como o desenvolvimento de um sistema eficaz de controlar as entradas nos estádios, de proibição de deslocações ao estrangeiro dos desordeiros, desenvolvimento de protocolos para a cooperação policial e troca de informações, e o julgamento rápido dos desordeiros, com penas pesadas no caso de serem considerados culpados.
Em matérias de segurança, também foi discutida uma lista de melhoramentos que deverão ser efectuados, como uma abordagem integrada para a segurança, policiamento e assistentes de recinto, uma melhoria na qualidade nas infra-estruturas dos estádios e das operações, melhor formação dos agentes policiais e dos assistentes de recinto, o uso regular de observadores da polícia à civil e de agentes de inteligência, uma base de dados eficiente com os desordeiros e o reforço dos adeptos bem comportados. A UEFA está empenhada, em conjunto com o grupo de especialistas de futebol da União Européia e Conselho da Europa, em proporcionar consultoria e apoio na elaboração deste plano.
A Uefa, em conjunto com as diversas agências europeias envolvidas, vai acompanhar de perto a implementação efectiva deste plano de acção e o Comité Executivo da Uefa será consultado para uma análise mais aprofundada desta questão dentro de um ano, ou antes, se tal for necessário.
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário