sábado, 19 de março de 2011

Seminário para instrutores da Fifa 




[O objetivo é aprimorar o desempenho dos árbitros em todas as partidas realizadas pelas federações filiadas à entidade, melhorando, assim, a qualidade da arbitragem no âmbito internacional.]





Ninguém duvida da importância de se buscar um constante aperfeiçoamento dos árbitros de futebol, mas é igualmente fundamental capacitar os responsáveis pela formação desses profissionais, assim como mantê-los atualizados com os últimos avanços obtidos no mundo do futebol. É com este objetivo que alguns dos principais instrutores de árbitros do planeta estão reunidos em Johanesburgo, na África do Sul, onde será realizada mais uma edição anual do Seminário de Instrutores de Árbitros da Fifa, para futebol masculino e feminino. O evento teve início na sexta-feira e se estende até o dia 22 de março, com a participação de 32 instrutores de todos os continentes. Eles serão responsáveis por todas as atividades de orientação de arbitragem organizadas pela Fifa. O objetivo é aprimorar o desempenho dos árbitros em todas as partidas realizadas pelas federações filiadas à entidade, independentemente do nível, melhorando, assim, a qualidade da arbitragem no âmbito internacional.


O diretor-chefe do Departamento de Desenvolvimento de Arbitragem da Fifa, Fernando Tresaco-Gracia, disse estar convencido de que o seminário terá efeitos benéficos em campo. "Percebemos que, para melhorar a arbitragem, tínhamos que elevar o nível do treinamento dado aos instrutores", afimou. "Compreendemos, portanto, que precisamos trabalhar com os instrutores e investir na sua formação. O principal objetivo futuro do Programa de Assistência à Arbitragem (RAP) é ajudar as federações filiadas a colocarem em prática as regras referentes à organização da arbitragem."
O seminário busca aprimorar a capacitação dos instrutores, criando uma abordagem global do trabalho. Ao elevar o nível dos responsáveis pela formação de árbitros, a expectativa é de que o desempenho dos "homens de preto" também ganhe em qualidade. Entre outros temas, o seminário irá debater os seguintes objetivos:

Garantir a interpretação e a aplicação uniforme das Regras do Jogo.
Receber informação sobre o conteúdo, o programa e os conceitos dos cursos de arbitragem FUTURO   III e do Mestrado em Arbitragem.
Rever e analisar as situações ocorridas na Copa do Mundo da Fifa  de 2010 que estão no material de ensino para 2011.
Obter uniformidade na análise e apresentação das situações de jogo.
Receber informação sobre o material pedagógico que será utilizado nas atividades de formação de árbitros.
Sonia Denoncourt, do Departamento de Arbitragem em Competições da Fifa, destacou a importância do encontro. "É fundamental para a Fifa realizar este curso anual de instrução em conjunto com homens e mulheres, para que seja transmitida uma única mensagem. Precisamos fornecer um ensino melhor e mais profissional. Estamos felizes de ver a presença de tantas mulheres, que compreendem 25% dos participantes. Isso mostra que estamos caminhando na direção correta. Agora, temos que nos concentrar na qualidade." Denoncourt disse também que a Fifa está preocupada em recrutar mais instrutoras, principalmente nos continentes que têm pouca ou nenhuma representação em competições da entidade.
Já o diretor de Desenvolvimento da Fifa na África do Sul, Ashford Mamelodi, compartilhou o seu entusiasmo pelo evento. "Estou muito orgulhoso de que este seminário esteja sendo realizado na África e, sobretudo, na África do Sul. Tenho certeza de que esta experiência será muito positiva para a maioria de nós. Devo dizer que, nos últimos dois anos, a Fifa não tem poupado esforços para melhorar a qualidade do futebol na nossa região."
"A África do Sul se sente honrada de sediar um evento desta importância", declarou o presidente da federação local (SAFA), Kirsten Nematandani. "Estamos muito orgulhosos de que a Fifa nos considere um local adequado para receber os seus programas e seminários. Acho que a Copa do Mundo 2010 mostrou para o resto do mundo que este país tem um grande potencial."

Os instrutores tiveram ainda a oportunidade de repassarem as observações que fizeram nas atividades e competições realizadas ao longo do ano passado.
Fonte: Fifa.com/Safergs

Nenhum comentário:

Postar um comentário