
No encerramento da segunda reunião do Conselho de Administração do COL/FIFA na Sede da Fifa em Zurique, nesta sexta, a FIFA e o Comitê Organizador Local anunciaram que o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 terá sua sede no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Riocentro. A decisão do conselho foi baseada num processo altamente competitivo, que contou com análises detalhadas de diversos especialistas em transmissão da FIFA, tendo os três candidatos – Brasília, São Paulo e a futura sede do IBC – apresentado propostas de excelente qualidade. O Rio de Janeiro foi escolhido por diversas razões, incluindo a qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários.
“Posso afirmar que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a FIFA foi Rio de Janeiro. O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo da FIFA e o resto do mundo e garante que as pessoas ao redor do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte”, explicou o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, que presidiu a reunião juntamente com o presidente do COL, Ricardo Teixeira.
O evento como um todo, no qual o IBC tem um papel importante, deixará um legado para além da Copa do Mundo da Fifa em termos de infraestrutura de telecomunicações de ponta que poderá ser usada em eventos futuros no país. Para se ter uma ideia da escala do IBC, em 2010, 179 emissoras de televisão e rádio de mais de 70 países tinham equipes na África do Sul, envolvendo 13.000 funcionários.
"Posso afirmar que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a FIFA foi Rio de Janeiro"
Jérôme Valcke, Secretário Geral da Fifa
O Conselho de Administração do COL/FIFA também recebeu relatórios detalhados sobre diversas áreas operacionais, incluindo o progresso na construção / melhorias dos estádios, com a maioria das atividades no rumo certo. Entretanto, foi determinado na reunião que apenas cidades com previsão de conclusão das obras nos estádios até o início de 2013 serão consideradas para sediar partidas da Copa das Confederações da FIFA. Consequentemente, São Paulo e Natal não são mais consideradas como potenciais sedes para a Copa das Confederações da Fifa.
Permanecem as questões relacionadas à operação e capacidade dos aeroportos, assim como à infraestrutura de transporte, que foram tratadas com as mais altas autoridades brasileiras. “É crucial que todos os locais que sediarão a Copa do Mundo da Fifa tenham infraestrutura adequada, que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem pela cidade para irem a um jogo. Se esse não for o caso, não poderemos sediar jogos nessas cidades”, enfatizou o Secretário Geral da Fifa no encerramento da reunião. A próxima reunião do Conselho de Administração da FIFA/COL está agendada para o dia 26 de julho, no início da semana das atividades do Sorteio Preliminar, no Rio de Janeiro. Os locais da Copa das Confederações da FIFA e a programação dos jogos da Copa do Mundo da FIFA serão apresentados no dia 29 de julho de 2011, após a primeira reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa™ no Rio de Janeiro. Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário