Foto: Diário Popular
Jean Pierre de Lima
Cléber W. Abade
(Foto: Safesp)
Foto: ( Safesp)
Luiz Flavio de Oliveira
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Foto: Diego Guichard
Os principais campeonatos estaduais, tiveram o seu término no último domingo. O paulista apontou o Santos/FC campeão, com duas arbitragens magníficas. A primeira com Cléber W. Abade (foto), e a decisiva com Luiz Flávio de Oliveira (foto), no choque Santos/FC x SC/Corinthians. Em que pese o grau de dificuldade dos jogos dirigidos pelos árbitros aqui nominados, suas atuações expressaram a verdadeira capacidade de rendimento de cada um, já que, interpretaram e aplicaram as Regras do Jogo de Futebol de maneira concreta e realista, retratando com suas tomadas de decisões aquilo que realmente aconteceu no campo de jogo. Lamento por Abade, que atingiu a idade limite de 45 anos imposta pela Fifa. É um grande árbitro.
E, por uma questão de justiça, méritos para o Tenente-Coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, que assumiu a presidência da Comissão Estadual de Arbitragem paulista em outubro de 2005, para realizar uma série de transformações na arbitragem, e gradativamente está mudando o talhe da arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Revelando árbitros e assistentes não só ao campeonato paulista, mas, por extensão ao futebol brasileiro. Quando um dirigente de arbitragem se despoja da arrogância, da prepotência, do anacronismo, mora na sede onde a federação está situada, é inteligente, forma uma comissão com nomes de excelência, não permite que os árbitros paguem para apitar na federação, ele não só muda o perfil do quadro de árbitros da sua entidade, como também é digno de elogios. Parabéns Cel. Marinho.
No Rio Grande do Sul
Cada Gre-Nal é uma competição única, vivida ao extremo, não obedecendo a um script, nada é ensaiado, é a maior rivalidade que conheço em termos de futebol neste país, do Oiapoque ao Chuí, tudo pode acontecer, como aconteceu no Beira-Rio e no Olímpico, onde o Internacional de Kleiton/Kledir foi o grande campeão. Mas falando dos homens de preto dos pampas, é imperativo individualizar as duas atuações dos Grenais decisivos. O primeiro, teve a batuta de Jean Pierre (foto), que foi perfeito. O segundo e decisivo, foi dirigido pelo Fifa Leandro Pedro Vuaden (foto), com excelente atuação em partida extremamente difícil. Diante do que observei nos últimos dias nas finais dos estaduais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, não há como não afirmar que estes estados saem na frente no Brasileirão que começa no próximo final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário