quinta-feira, 30 de junho de 2011

Argentina: Educação continuada

Foto: Revista/Árbitro

Durante cinco dias, os árbitros e assistentes que irão dirigir as partidas da Copa América foram submetidos a um Seminário de Arbitragem de Alto Nível no Instituto Cristal, na cidade de Córdoba (Argentina), uma das sedes da competição. O objetivo é o de garantir que os selecionados do Dr. Carlos Alarcón(foto), o presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, já entrassem no clima da competição que começa nesta sexta-feira, com a partida Argentina x Bolívia.

O seminário teve como palestrantes os membros do Programa Fifa/RAP, Cristian Rosen (preparador físico da Conmebol) e o ex-árbitro Oscar Ruiz (Colômbia). Também participaram do seminário os instrutores de arbitragem da Conmebol, Carlos Alarcón, Armando Marques, Juan Carlos Lostau, Alberto Tejada e Rodolfo Otero.

O objetivo precípuo do seminário teve como escopo a requalificação dos árbitros e assistentes. Foi discutido o posicionamento do árbitro nas chamadas “zonas negras” do campo de jogo, ou seja, regiões onde estatisticamente ocorrem diferentes incidentes e o posicionamento usual não permite a sua visualização. Outro aspecto discutido exaustivamente foi o trabalho em equipe como: atuação do assistente, comunicação corporal e visualização. Discutiu-se também a utilização da bandeira pelos assistentes e o posicionamento do árbitro no campo de jogo, abandonando a clássica diagonal e posicionando-se mais próximo dos acontecimentos.

Além disso, foram realizados vários exercícios com interpretação de jogadas e treinamento de faltas nas proximidades da área penal, com o auxílio do assistente para indicar se a infração foi dentro ou fora da área. Foram exibidos DVDs com lances e discutidos onde foi constatado dificuldades de interpretações, dando ênfase aos motivos pelos quais não estavam corretos. Também foram realizadas algumas críticas e muitas orientações foram repassadas aos árbitros participantes do seminário. Outro tema que gerou várias discussões foi a aplicação, ou não, dos cartões amarelo e vermelho, se foi falta ou simulação. Os instrutores concluíram o seminário afirmando que o posicionamento e a concentração são fundamentais para o acerto nas tomadas de decisões no campo de jogo.

PS: Diante do que se discorreu acima, surge como fato verdadeiro que os dirigentes do futebol mundial, agora de forma mais especial na América do Sul, entenderam que o árbitro de futebol tem que ser submetido à educação continuada. Isso representa não apenas um seminário às vésperas de qualquer torneio, mas algo que deve suceder sempre e sempre, pois só quem estuda cotidianamente a matéria se torna em relação à mesma um “sábio”, o que não acontece com a maioria quase absoluta dos árbitros que atuam em nosso país. O que está acontecendo agora na Argentina deveria ser um modelo a ser copiado e intensificado nos meios futebolísticos brasileiro. Mas o nosso cartola nunca quis entender essa verdade que tem como padrão o crédito de um ensinamento de nível superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário