sábado, 25 de junho de 2011

Euforia na estreia alemã

Euforia na estreia alemã
Getty Images
Finalmente chegou o momento que todos esperavam. Neste domingo, a Alemanha, anfitriã e atual bicampeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA, estreia diante da sua própria torcida no Olympiastadion de Berlim contra a seleção do Canadá. As alemãs querem aproveitar o clima de euforia para conseguir um bom resultado na partida de abertura, mas sabem que não podem subestimar as garotas canadenses. Afinal, a equipe comandada pela técnica Carolina Morace foi campeã das eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe.
O jogo
Alemanha x Canadá, domingo, 26 de junho, Berlim, 18h (17h em Lisboa, 13h em Brasília)

 Foto: Revista Árbitro - Jacqui Melksham - Fifa/Austrália - Apita, Alemanha x Canada, partida inaugural do Mundial Feminino na Alemanha.
Em cena
As estatísticas estão todas a favor da Alemanha: em nove confrontos contra o Canadá até hoje, as alemãs venceram todos. No último deles, um amistoso em Dresden em setembro de 2010, Birgit Prinz e Cia. aplicaram uma goleada por 5 a 0. Por outro lado, a seleção comandada pela excepcional atacante Christine Sinclair não poderia estar mais motivada para começar a reverter o saldo negativo. Esta talvez seja a geração mais forte até hoje do paí s, que está na sexta colocação do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola. Já o selecionado germânico terá a missão de corresponder às altas expectativas da sua torcida, até porque venceu os cinco amistosos que disputou como preparação para o torneio, marcando um total de 23 gols sem levar nenhum.
A partida promete ser interessante tanto tática quanto tecnicamente. As anfitriãs contam com uma combinação de jovens talentos, como a meio-campista Kim Kulig, e craques consagradas e experientes, como a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Birgit Prinz, e deverão partir com tudo para cima das canadenses. No entanto, o Canadá, que passou por uma mudança de estilo sob o comando de Morace, é uma seleção muito organizada na defesa e forte também no setor ofensivo graças à rapidez das suas atacantes. No aspecto físico, os dois países estão no mesmo nív el. É muito possível que o fator decisivo nesse jogo seja o talento individual.
A Alemanha não poderá contar com Martina Müller, contundida. A atacante está se recuperando de uma distensão na coxa esquerda.
O número
0 —
Nas partidas de abertura das cinco edições anteriores da Copa do Mundo Feminina da FIFA, não aconteceu nenhum empate. Além disso, a equipe derrotada nunca conseguiu marcar um gol na estreia.
O que elas disseram
"O Canadá tem uma equipe muito perigosa. A técnica Carolina Morace certamente deve ter levado a mentalidade e o estilo de jogo europeus à seleção canadense. As garotas canadenses jogam com coragem e com muita raça. Além disso, elas têm a Christine Sinclair, uma atacante extremamente rápida que está entre as melhores do mundo." Ariane Hingst, zagueira da Alemanha, em entrevista exclusiva ao FIFA.com
"A partida de abertura será um daqueles jogos dos quais você se lembra até uns dez ou 15 anos depois e fica pensando no quanto foi incrível participar. Por um lado, estou nervosa e emocionada. Por outro lado, mal consigo acreditar que o futebol feminino cresceu tanto. Cerca de 75 mil pessoas devem vir para nos verem jogar. É inacreditável!" Christine Sinclair, atacante do Canadá, em entrevista exclusiva ao FIFA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário