quarta-feira, 1 de junho de 2011

Parabéns, mil vezes, Tite!


A exemplo do que já vem  ocorrendo nas partidas disputadas na  Liga da Europa e na Champions League, encerrada no último dia 28, competições organizadas pela Uefa, o técnico do Corinthians, Tite, sugeriu após o confronto Corinthians 2 x 1 Coritiba, realizado no final de semana em Araraquara, que o Campeonato Brasileiro desta temporada, diante dos pequenos equívocos cometidos pela arbitragem na segunda rodada, e como o campeonato é longo, poderia  a CBF implementar dois assistentes adicionais ao lado dos gols, auxiliando o quarteto tradicional de arbitragem (árbitro, dois assistentes e quarto árbitro) na decisão de lances, que fujam do campo visual do árbitro central.

       Ponto positivo para  o indigitado técnico, que demonstra com esta decisão, inteligência, modernismo,  crescimento,  evolução e de que  está no futebol para laborar, criticar quando prejudicado, mas também têm contribuição importantíssima a oferecê-lo. É a primeira vez que ouço nas últimas décadas, alguém com lucidez, ao invés de transferir responsabilidades à arbitragem, fazer sugestões para elevar a sua qualidade. 

     Além de auxiliar nas jogadas nas denominadas “zonas negras”, nas adjacências da área de pênalti e dentro dela, os assistentes nas linhas de meta propiciam um menor deslocamento do árbitro, economizando fôlego ao apitador para ser utilizado nas jogadas de maior velocidade. Com o novo sistema, que está em experimento na Uefa com retumbante sucesso, o árbitro simplesmente não corre  na linha diagonal imaginária, entre as duas áreas. Ao se aproximar da meia-lua, ele fica mais centralizado, sendo o vértice de um triângulo com o assistente e o assistente adicional.
        Ao ouvir as declarações do técnico Tite, lembrei-me da opinião do excelente árbitro da Fifa, Sálvio Spínola Fagundes, quando do anúncio dos assistentes adicionais no Paulistão deste ano. Disse Sálvio: "Muitos podem pensar que vamos ter exclusivamente mais quatro olhos em campo. Não! A mecânica fica diferente. Víamos (árbitro e assistente) e a jogada por 180 graus. Agora, o objetivo é colocar a jogada no meio de um triângulo,ficando com toda a cobertura, em 360 graus. Essa é a grande mudança. Não é apenas um ser humano que fica lá parado, sem função." De acordo com a Fifa e a International Board, o assistente adicional deve posicionar-se ao lado esquerdo do gol (olhando-se do ponto central do campo), com uniforme idêntico ao do restante do sexteto e em comunicação com o árbitro principal apenas por rádio transmissor.
     Em virtude dessa transformação, o quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) desenvolveu um treinamento para se adequar  ao novo sistema deste outubro do ano passado e os resultados nas tomadas de decisões no campo de jogo pela  arbitragem no campeonato paulista foi um sucesso total. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário