quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Apito: pode errar porque é humano

Um árbitro – é nada mais – um ser humano que, no exercício da sua atividade, pode realizar atos concretos, mas está sujeito a equívocos, como qualquer pessoa. O árbitro diz a Fifa, deve dirigir o jogo de forma objetiva e em consonância com as Regras do Jogo de Futebol. Isso significa de acordo com Massimo Busacca, o novo presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, que o árbitro deve estar preparado para antecipar-se a todas as situações que vierem a ocorrer numa partida e controlá-las com extrema personalidade.


Feito este preâmbulo, confesso que fiquei entusiasmado quando observei o nome de Heber Roberto Lopes (foto), vencedor do sorteio para apitar o clássico Coritiba x Atlético/PR, às 18h do próximo sábado, no Couto Pereira. O indigitado árbitro é um ser humano, que pode praticar ações concretas, como pode se equivocar por uma razão muito simples: é humano e é suscetível a erros. Não entendi o alarido e o chororô antecipado vociferado por parte de alguns segmentos esportivos do nosso futebol, com a indicação do nosso melhor árbitro para o Atletiba. Esse tipo de comportamento em muitas ocasiões gera violência em função do passionalismo do torcedor, que acaba entrando de “gaito no navio”, e depois com a entrada da polícia em ação reclama da brutalidade policial, que para defender a ordem pública e defender a sociedade indefesa da sanha dos “maus torcedores”, tem que agir com energia.

Heber Roberto Lopes no clássico Atletiba significa: inteligência, equilíbrio, frieza, imparcialidade, educação, e energia quando necessário. Além do exposto, o árbitro em tela está pré-selecionado pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e será observado pelo delegado especial da Fifa e da CBF, Paulo Jorge Alves, que estará in loco na Tribuna de Honra do Couto Pereira. 
PS: me perguntam o porquê do árbitro Evandro Rogério Romam (Fifa-PR), não estar dirigindo jogos do campeonato brasileiro este ano. Respondo: porque no dia 18 de março do ano em curso, foi realizado o teste físico da Fifa para os árbitros da Federação Paranaense de Futebol, que pertencem ao quadro nacional da CBF, na pista da (UEL) - Universidade Estadual de Londrina, e  Evandro Rogério Roman não compareceu para o aludido teste.

Diante do acontecido, novo teste físico/Fifa foi marcado pela CA/CBF, e efetivado em 28/04/2011, no Rio de Janeiro, e lamentavelmente o indigitado árbitro reprovou. Como as competições da CBF são tratadas com seriedade, Romam, foi afastado das escalas do Brasileirão/2011.

Passados setenta e seis dias, (em 14 de julho/2011), outro teste físico foi realizado pela CA/CBF, para o árbitro do Paraná e àqueles  apitos que haviam sido reprovados em outros testes pelo país afora, na pista do Centro-Interescolar de Educação Física, em Brasília (DF).  E mais uma vez, lamentavelmente, Evandro Rogério Romam foi reprovado, sob os olhares imutáveis do competentíssimo doutor em Educação Física e instrutor da CBF, Dionísio Roberto Domingos. Se estiver apto e desejar realizar um novo teste físico, Romam, poderá fazê-lo  na avaliação extraordinária da CA/CBF,  que acontecerá em Curitiba, nos dias 2 e 3 de setembro próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário