sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Curso Futuro III para árbitros de futebol da Fifa

Apito do Bicudo

A CA/CBF em conjunto com a Fifa realizará entre 12 e 17 de setembro, no Centro de Treinamentos Almirante Heleno Nunes, em Teresópolis (RJ), o curso Futuro III para Árbitros de Futebol da Fifa que terá a participação de instrutores da classe ligados à Fifa, visando aprimorar, avaliar física e tecnicamente a saúde de cada profissional e realizar testes escritos nos idiomas espanhol e inglês para integrantes do quadro de arbitragem nacional e aos instrutores dos árbitros brasileiros. Foram convocados pela CA/CBF os árbitros e assistentes que compõe o quadro da Fifa e árbitros e assistentes aspirantes à Fifa.
Justificada é a medida da Fifa e da CBF em inovar continuadamente naquele que é um dos setores mais importantes do futebol, no caso o árbitro, pois é da capacidade desse personagem nas suas tomadas de decisões no campo de jogo, assim que a bola rola na relva que uma partida pode atingir o sucesso ou a bancarrota.
É uma pena que o homem do apito ainda não meditou, sobretudo no Brasil, na sua efetiva relevância no esporte de maior atração mundial. A Fifa e a CBF com o anúncio desse curso de arbitragem deixam explícito que o árbitro é o "cara" do espetáculo de futebol. Principalmente pela qualidade dos instrutores de alta plumagem que foram designados pela Fifa para avaliar e ministrar ensinamentos administrativos, técnicos, físicos, psicológicos, táticos e o comportamento social do árbitro no dia a dia.
Além do exposto, abre-se oportunidade para criarem-se no território do apito profissionais competentes, e acima de tudo com a expressão individual de ser o árbitro o maestro da maior "orquestra do mundo", que é aquela da qual participam duas associações futebolísticas.
PS: Finalmente, esse curso que se anuncia com origem na CA/CBF é a caminhada inicial da arbitragem brasileira rumo a Copa do Mundo de 2014, objetivando oferecer profissionais aptos a exercerem o labor no manuseio do apito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário