terça-feira, 13 de setembro de 2011

Árbitros sob pressão

A pressão à arbitragem no Campeonato Brasileiro vem de todos os lados e ocorre de diversas formas
Desde que foi implementado no futebol pelo International Board e a Fifa o personagem “árbitro de futebol”, e lhe foi outorgado o direito de ser o único no retângulo verde com poderes de decidir sobre fatos relacionados ao jogo, incluindo o fato de um gol ter sido consignado ou não e o resultado da partida, serem definitivas, àquele que exerce essa função passou a conviver sob fortíssima tensão. E a pressão vem de todos os lados, independente da etnia, do extrato social, cultural, ou o local onde é disputada a partida. Pressão que ocorre de formas diversificadas. Verbal, física e, sobretudo na era da globalização, via mídia esportiva.
Pressão que tem como autores distintos personagens do futebol, incluindo cartolas, atletas, técnicos, médicos, preparadores físicos e torcedores. Feito este preâmbulo, entendo que esse ardil faz parte do cotidiano da bola. Mas não lembro ter observado e presenciado tamanha pressão psicológica, verbal e até mesmo física, como está acontecendo neste Brasileirão.
E que o é mais grave: a pressão que venho observando contra a arbitragem tem como propósito influenciar o trio de arbitragem nas tomadas de decisões no campo de jogo, para que determinados clubes considerados “grandes” mantenham a supremacia sobre as demais equipes que disputam a competição, ou para justificar a sequência de maus resultados de algumas equipes.
Mas além do comportamento acima nominado, não tenho conhecimento de que, os que adotam esse tipo de conduta abjeta, em algum momento tenham se inclinado a fazer qualquer movimento no sentido de aperfeiçoar a didática dos homens de preto, objetivando com isso minimizar os equívocos de arbitragem.
Diante do exposto, urge que a CA/CBF viabilize mecanismos que blindem os árbitros, os assistentes e, em específico, os quartos árbitros contra esse tipo de comportamento, orientando-os como proceder e como preencher adequadamente o documento oficial da partida, que é a súmula, objetivando impedir que nenhum ato que conspire contra a independência do árbitro e seus assistentes no campo de jogo sofra qualquer interferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário