Na Copa América na Argentina, foi observada a publicidade nos árbitros, tais anúncios foram vistos também em outros árbitros em jogos da Copa Sul-Americana, no entanto, este fato não satisfaz os requisitos definidos pela Fifa.
Em ambos os torneios os árbitros levaram na parte de trás de sua camisa o logotipo da empresa "Centauro". Há três anos, os árbitros da Espanha foram pioneiros em levar publicidade paga em seus uniformes, hoje esse fato se repete em muitos países, é comum vermos os árbitros, da Suíça, Alemanha, Bulgária, Inglaterra e México, entre outros, estampando a logomarca de diferentes patrocinadores.
Uso especifico autorizado
O regulamento definido pela Fifa sobre publicidade diz que, "poderá ser utilizada inicialmente nas competições internas de associações-membro e, em seguida, nos campeonatos interclubes patrocinado pelas confederações desde que o organizador o autorize. Em nenhum caso poderá ser levada por árbitros que participam de competições organizadas pela Federação Internacional de Futebol Associado - FIFA ", isso inclui jogos amistosos. Na Argentina foi usada em um torneio de seleções "absoluto", a regra diz "interclubes", como a Copa Sul-Americana.
Não regulado
As disposições da Fifa preconizam, que os anúncios só serão permitidos nas mangas das camisas dos árbitros, mas não no pescoço e nas costas, mas aqui não está sendo cumprido com o regulamento da Fifa. A área total da publicidade não poderá exceder os 200 centímetros quadrados, distribuída numa área exclusiva, evitando assim a proliferação delas; Além disso, o regulamento esclarece que a parte frontal da camisa será reservada exclusivamente para os emblemas que identificam os árbitros, como o distintivo e a marca do fabricante da indumentária dos apitos.
Restrições definidas
Para realizar este tipo de publicidade é necessário que os anúncios, devem alguns casos, ir à direção oposta à essência do futebol, por essa razão não é permitido fazer publicidade de cigarros, tabaco, álcool, casinos ou de qualquer material com slogans políticos, racistas, religioso ou imoral que violá-la. Também a publicidade nas camisas dos árbitros é permitida, desde que não haja conflito de interesses com as equipes participantes, se existe esse tipo de problema não devem estampá-la.
Receita para os árbitros
A publicidade paga no futebol era uma questão apenas dos atletas, no entanto, os árbitros de futebol moderno podem usar a sua imagem e tornar-se outdoors móveis que promovem diversos produtos, as receitas arrecadadas em todos os casos devem ser utilizadas para o desenvolvimento da arbitragem, diz a Fifa. Na Copa América não foi feito o investimento nos mesmos árbitros e o dinheiro foi para os cofres dos dirigentes, as questões que se levantam a este respeito são: Será que cada confederação pode autorizar os árbitros fazer publicidade como eles querem? Os dirigentes podem utilizar o dinheiro que os árbitros arrecadam com publicidade? Se a Fifa regulamenta a publicidade por que qualquer um pode mudar as regras?
Fonte: José Borda/Revista Árbitros
PS: a propósito sobre o tema publicidade, que também e estampada nas camisas dos árbitros que laboram nas competições da CBF, fui buscar informações com o presidente da (ANAF) - Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, Marco Antonio Martins, que me esclareceu: patrocínio da pênalty, o contrato vai até dezembro deste ano e rende aos cofres da Anaf (R$ 7.000.00) mensais. O dilatador nasal da Glaxo, contrato que expira no próximo mês de dezembro, foi celebrado no valor de (R$ 120.000.00) anual. Em relação a logomarca 21, explicita na manga da camisa dos apitadores, Marco Antonio Martins, me disse que, ainda não teve acesso ao contrato na sua plenitude, já que pegou o bonde andando e a entidade em situação calamitosa no seu todo. Mas, está se inteirando do contrato e para 2012 teremos novidades.
Em que pese as dificuldades, o presidente da Anaf me informou, que, a entidade hoje, presta serviço de advogacia gratuíta aos árbitros no STJD, financia deslocamentos para a realização dos testes físicos da CA/CBF, e traslado e hospedagem e toda a infraestrutura aos árbitros e assistentes nos eventos na Granja Comary, em Teresópolis/RJ.
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