terça-feira, 25 de outubro de 2011

Você está em sincronia?

Muitas das funções vitais do corpo do arbitro, são dirigidos por sistemas muito complexos, onde as células e outras substâncias "obedecem" e "mantém o ritmo" de um mecanismo preciso e consistente. Isto é o que conhecemos como o relógio biológico, que, se falhar, pode causar aos árbitros graves problemas de comportamento, distúrbios do sono, depressão, perda de memória e fadiga, entre outros.


Funções vitais

São sistemas muito complexos, onde a atividade de determinadas células e substâncias obedece, como as cordas e componentes de um relógio, um mecanismo preciso e consistente que quando falha faz com que os árbitros tenham distúrbios do sono, depressão ou esforços especiais o único propósito de se ajustar, por exemplo, aos horários de outros países. Em poucas palavras uma série de funções vitais dentro do nosso corpo é conduzida pelo ritmo  do que é conhecido como o nosso "relógio biológico".


Baixo desempenho

Existe uma disciplina da ciência que está em desenvolvimento chamada "cronobiologia", que estuda como o tempo afeta o ritmo biológico. Dessa forma, por exemplo, foi estabelecido que a função de relógio biológico pode ser decisiva para explicar a razão para o fraco desempenho mostrado por muitos árbitros internacionais quando eles têm de viajar do outro lado do mundo para participar de uma competição. Conforme você poderá perceber, é algo que vai muito além das explicações convencionais das táticas e técnicas de arbitragem.



Principais sintomas
Muito cansado, sonolento, distraído, perde a memória e até ficar com fome em momentos que jamais teria ocorrido para comer alguma coisa. E o mesmo acontece quando há mudanças de hora? Já aconteceu que, ao viajar para outro país, custa muito para se adaptar ao horário? Aproximadamente 30 anos atrás foi descoberto que a alteração ou o desaparecimento de um pequeno local do cérebro chamado núcleo supraquiasmático altera os ritmos do corpo, esse achado foi a primeira evidência de que o cérebro é um relógio mestre que controla muitos dos nossos mecanismos básicos .



Perguntas e respostas
Como funciona o relógio biológico? Poderia ser descrito com duas palavras, ninguém sabe. É um tipo de reacção química periódica em nosso corpo? Neste caso, o relógio deverá variar com a temperatura ou com as drogas? Isso não é verdade. Ou é porque está sincronizado com ritmos muito sutis do mundo exterior que permanacem mesmo quando eliminamos as variações de luz e temperatura? Talvez, nesse caso ainda desconhecemos a natureza desses ritmos. Por que altera o relógio biológico? Nosso atual estilo de vida difículda o acompanhamentos dos ritmos biológicos.
Caro leitor, você tem sincronizado o seu relógio biológico?



Fonte: revistaárbitros.com - Escrito pelo Jornalista José Borda


PS: A partir de hoje,  estarei publicando artigos e matérias de um dos mais conceituados sites de arbitragem do planeta, no caso a REVISTA ÁRBITROS, do renomado jornalista José Borda. Agradeço a deferência demonstrada pelo indigitado profissional da área do apito em conceder-me autorização para divulgar seus artigos aqui no Brasil, que versam sobre a sibilina e incompreendida atividade do árbitro de futebol. Obrigado caro amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário