domingo, 25 de dezembro de 2011

Roupas novas

 Foto: Revista Árbitros
A Fifa tende a mudar a regulamentação para permitir que as mulheresjogadoras ou árbitras, possam utilizar o hijab, véu, na cabeça quando joguem ou arbitrem jogos de futebol.

Promotor da idéia
O príncipe Ali Bin Hussein da Jordânia, 35 anos, o membro mais novo do Comitê Executivo da entidade que controla o futebol no planeta, na apresentação que fez aos membros  do órgão, numa reunião em Tokyo, na semana que passou, recebeu  sinal verde para levar a proposição  do uso de um lenço com velcro para as mulheres que praticam e apitam futebol, conforme foto anexa nesta matéria. Bin disse que,  irá apresentar e  defender sua proposição  junto ao International Board (IFAB), na reunião que acontecerá em março do ano que vem no Reino Unido, objetivando dinamizar ainda mais o esporte das multidões. 

Vestuário essencial
O véu é um código do vestuário feminino islâmico,  que estabelece que as mulheres devem cobrir a maior parte do corpo e se manifesta na prática, com tipos diferentes de roupas, dependendo do local e datas. A importância e significado do véu variam de acordo com o ambiente sócio-cultural em questão e de acordo com o tempo histórico. Embora a sua utilização se baseie atualmente no Islã, não é algo especificamente islâmico: em muitas partes do mundo,  as mulheres cobrem a maior parte do seu corpo. Na cultura árabe devo dizer que o véu já existia na Arábia pré-islâmica como sinal de respeitabilidade, pois entre entre outras coisas diferenciava as mulheres livres das escravas.

C
ultura nova
"Eu vou apresentar o caso na próxima reunião do (IFAB), afirmou Bin Ali.  Esse problema afeta milhões de mulheres em todo o mundo e é essencial. É uma coisa que garante a segurança das jogadoras,  respeita e promove a cultura do futebol a todas as mulheres sem discriminação", disse. A Fifa tem que estudar a possibilidade de alterar sua legislação para permitir às mulheres a utilização do "véu", ou o cachecol, roupas que cobrem a cabeça quando jogarem jogos oficiais, porque até agora esse vestuário não é permitido  pelas Regras do Jogo de Futebol.

Equipamento básico
As regras da Fifa, falam sobreequipamento básico” dos jogadores e a Regra IV, estabelece que nenhum jogador de futebol deve usar uma indumentária ou equipamento que seja perigoso para si ou qualquer outro jogador, incluindo jóias. Indica ainda que o "equipamento básico" consiste em camisa, shorts, meias, sapatos e caneleiras. Embora o véu não faz parte dessa vestimenta muitas mulheres usam indo na direção oposta ao que está estabelecido.  É por causa disso que deve ser introduzida como parte do equipamento.

Fonte: Revista Árbitros/José Borda

Nenhum comentário:

Postar um comentário