quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sempre os últimos

Procurando informações sobre a arbitragem neste final de ano, deparo-me com a notícia positiva.  Os  árbitros da Federação Paranaense de Futebol, que irão atuar no campeonato estadual/2012,  utilizarão pela primeira vez, o ponto eletrônico, com o objetivo de melhorar a comunicação do quarteto de arbitragem  no campo de jogo, sobretudo nas tomadas de decisões. Ótimo! Mas é bom lembrar,  que a "novidade" anunciada pela Associação Profissional de Árbitros de Futebol do Paraná, já é utilizada pela Federação Paulista de Futebol há mais de uma década. Pela Federação de Futebol Carioca, há mais de três anos e pela Federação Baiana há dois anos. Os gaúchos usam um sistema de rádio diferenciado do ponto eletrônico há três temporadas consecutivas. O mesmo equipamento que será usado pela confraria do apito paranaense, está em voga nas competições  da Uefa há quase duas décadas, na Confederação Africana de Futebol, há três anos, na Concaf há dois anos, e há quatro anos nas competições  da Confederação Asiática de Futebol. Portanto, o quadro de árbitros da Casa Gêneris Calvo, não apresentará nenhuma novidade expecional. Pelo contrário: deixa a vanguarda do atraso no setor de arbitragem e se adequa a modernidade.  
De tudo isso, resta como verdade absoluta, o que historicamente no futebol  do Paraná  já se demonstrou, que  há um "apetite" consagrado em sempre se constituir o último nas inovações sofridas nesta área esportiva.  Trata-se de uma declaração que não tem contra si qualquer contestação, porque o alinhado acima quanto as demais entidades em relação à implementação  do ponto eletrônico, mostra que estão mil anos a nossa frente.  São evidências que claramente mostram que uma nova política é admitida pela modesta cartolagem do apito parananaense, que tem a responsabilidade de definir,dimensionar  e requalificar o quadro de árbitros da FPF.

PS: a pré-temporada  para árbitros, instituída pela Federação Paulista de Futebol, há quase três décadas, já não é suficiente para dotar o árbitro de futebol com as  devidas condições para dirigir uma partida. É necessário a realização de  Workshops, painéis, seminários, congressos, buscando uma interconexão entre as comissões de arbitragem das federações.  É inevitável a presente constatação: o árbitro não pode ter apenas  pré-temporada; tem que ser acionado na sua tarefa durante o ano todo, durante ou fora das épocas de campeonato. Qualquer hiato mais extenso, vai trazer problemas sérios, pois essa profissão vive da educação continuada. E como o próprio nome diz, não pode ficar alheio tanto das chamadas experiências práticas  e mais o estudo teórico, isso diariamente, sendo possível a folga somente aos domingos quando não estiver executando o seu ofício em jogos oficiais.    


Fotos: Refereetip 

Nenhum comentário:

Postar um comentário