quinta-feira, 12 de julho de 2012

Escalando árbitros, por escalar

Ao vislumbrar a escala de árbitros do próximo final de semana Série A do Campeonato Brasileiro, vislumbro os nomes de Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP),  árbitro pré-selecionado para a Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014,Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL) e Evandro Rogério Romam (Fifa/PR).
Dito o acima, resta reflexões necessárias e oportunas para o caso presente, visto que os escalados acima, foram convocados para atividade respectiva sem que previamente, fossem submetidos a provas de capacidade física e mesmo de conhecimento das Regras do Jogo de Futebol, o que torna, num primeiro momento, a indicação capaz de acarretar problemas sérios no decurso dos jogos em que forem escalados. Continuamos desta forma, a fazer o trajeto de sempre, isto é, designar árbitros que temerariamente se encontram sem as condições exigidas pela Fifa, para o exercício que deverão cumprir.
Este é um mal crônico no futebol brasileiro, desde a há muitos anos criticado sem que ocorressem a adoção de medidas adequadas para fixar no centro de uma partida de futebol, o homem mais importante da mesma, que é o árbitro.
Tudo indica que os críticos nesta área estão gritando no deserto e ouvido pelas suas dunas. Afirmado assim, deixa-se mais esta mensagem de advertência para quem de direito.
                                 Fotos: Divulgação


PS (1): será que o Dr. Carlos Alarcón, o dirigente máximo da arbitragem da Conmebol, compactuaria com o noticiado a respeito do trio de arbitragem brasileiro nas competições da Confederação Sul-americana de futebol? Pierluigi Collina, o manda-chuva dos árbitros da Uefa, escalaria nas competições daquela entidade árbitros que não realizaram os testes e privilegiaria estes mesmos árbitros até a 9ª rodada dos seus campeonatos? Angel Maria Llona Villar, o presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, designaria nas Eliminatórias do Mundial de 2014, no Mundial de Clubes ou na Copa das Confederações, árbitros que estão em descompasso com as normas da Fifa? Resposta: nunca. É por motivos como este e outros que desconhecemos, que, a arbitragem brasileira é questionada na sua qualidade e na sua idoneidade a cada rodada nas competição da CBF.
PS (2): Atlético, Coritiba e Paraná Clube estão reclamando do desempenho da arbitragem nacional, acusando-a de maltratar o futebol do estado do Paraná nas competições da CBF. Na verdade falta ao futebol paranaense representatividade junto a entidade que controla o futebol brasileiro. Representatividade que o Dr. Mota Ribeiro e o Dr. Haroldo Alberge exerceram com enorme sobriedade quando ocuparam o trono da FPF. De lá para cá o que se vê é um processo de decadência que parece não ter fim. Resta ao trio de ferro da capital se almejam serem "lembrados" na CBF, produzir um nome portentoso para quando 2014 chegar ou então continuar com o mais do mesmo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário