quinta-feira, 5 de julho de 2012

IFAB dá sinal verde à Tecnologia na Linha do Gol

(FIFA.com)
IFAB dá sinal verde à Tecnologia na Linha do Gol
© Foto-net
Foi gol ou não? Dentro de pouco tempo, os árbitros não vão ser mais obrigados a decidir sozinhos, sem a ajuda de tecnologias, se a bola cruzou ou não a linha. Após nove meses de testes na Inglaterra, Alemanha, Hungria e Itália, a International Football Association Board (IFAB) decidiu, numa reunião especial em Zurique, em 5 de julho, introduzir no futebol a tecnologia na linha do gol. Das oito empresas que participaram da primeira rodada de testes, apenas dois sistemas – Hawk-Eye e GoalRef – foram aprovados, podendo agora se candidatar como licenciadas de Tecnologia na Linha do Gol da FIFA.

Sistema GoalRef – tecnologia de campo magnético
O sistema GoalRef cria uma estrutura de ondas de rádio equivalente a uma cortina de luz. Baixos campos magnéticos são produzidos em volta do gol. Assim que a bola, equipada com um pequeno dispositivo eletrônico, cruza a linha completamente, é detectada uma pequena alteração no campo magnético, permitindo determinar a posição exata da bola. Quando um gol é marcado, um alerta é enviado em menos de um segundo para o árbitro e seus auxiliares, por meio de vibração e uma mensagem exibida nos seus relógios.  

Sistema Hawk-Eye – tecnologia da linha do gol utilizando câmera
O sistema Hawk-Eye utiliza de seis a oito câmeras de alta velocidade, posicionadas em ângulos diferentes em cada uma das extremidades do campo, para calcular a posição exata da bola. As informações fornecidas pelas câmeras são então transferidas para o software de vídeo. A partir desses dados, o sistema gera uma imagem gráfica (3D) da trajetória da bola. Em menos de um segundo, o árbitro e sua equipe são informados sobre a ocorrência ou não do gol.

O processo de licenciamento da FIFA

A partir de agora, os fabricantes da tecnologia na linha do gol podem solicitar à FIFA uma licença para instalar seus sistemas. Antes de ser concedida a licença, a tecnologia deve passar por uma série de testes abrangentes em laboratório e em campo e por simulações de situações de jogo. 
Após a aprovação nos testes e o cumprimento dos requisitos de aplicação, o sistema é aceito no programa de licenciamento. Após assinar os contratos com a FIFA, o fabricante recebe autorização oficial para instalar a tecnologia na linha do gol em qualquer lugar do mundo.
O sistema, depois de ser instalado em um estádio, passa por uma inspeção final para que sua funcionalidade seja verificada. Os resultados do teste de instalação final devem ser aceitos pelo cliente do licenciado, isto é, o organizador da competição, clube ou operador do estádio, antes que o sistema seja colocado em operação.
Após recebimento e verificação pela FIFA dos documentos assinados, a instalação recebe o selo FIFA QUALITY PRO e passa a figurar na lista em www.FIFA.com/QUALITY. A tecnologia da linha do gol poderá então ser utilizada em partidas oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário