segunda-feira, 9 de julho de 2012

Notícias do apito

Divulgação                        
Wilmar Roldan (Fifa/COL)
Em função da minha atividade profissional, empreendi viagem ao interior do Paraná na semana que passou o que me impossibilitou de opinar sobre o desempenho das arbitragens dos jogos da Libertadores, Copa do Brasil e sobre a decisão do International Board, que autorizou a implementação da tecnologia no auxílio à arbitragem nos lances sobre a linha de meta. Feito o esclarecimento aos leitores, informo que não tenho poderes para escalar ou excluir qualquer árbitro ou assistente das escalas da CBF. Não faço parte de nenhuma comissão, não sou assessor de arbitragem de nenhuma entidade e não pretendo exercer em hipótese alguma as funções aqui mencionadas. Meu prazer e acima de tudo o meu dever neste espaço com o internauta é emitir conceitos sobre as tomadas de decisões do árbitro e assistentes sem paixão e a luz das Regras do Jogo de Futebol e, principalmente, sem distorcer as leis que regem o futebol dentro das quatro linhas.
Arbitragem da Libertadores
Wilmar Roldan (foto/Fifa/Col) fez a arbitragem do ano no Corinthians 2 x 0 Boca Juniors. Foi uma atuação perspicaz em perfeita harmonia com as regras. Suas tomadas de decisões no prélio nominado, foram pautadas por um excelente equilíbrio emocional, perfeito discernimento, ótima discrição, excelente postura, magnífica condição física (apitou entre 8m e 12m das jogadas – este item foi realizado pelos instrutores da Fifa), o que lhe propiciou ter dentro do seu campo de observação os principais lances, bem como seus assistentes e uma autoridade inquestionável sem ser arrogante. Foi uma arbitragem de excelência numa partida de alta dificuldade, que exigiu do trio de árbitros coerência entre as interpretações e o texto das regras.
Arbitragem da Copa do Brasil
Na Arena Barueri, pela Copa do Brasil, no Palmeiras 2 x 0 Coritiba, Wilton Pereira Sampaio (Asp/Fifa/GO), deixou de assinalar um penal indiscutível em cima do meia Tcheco da equipe do Coritiba. Em lances daquela natureza não há uma segunda interpretação. É Pênalti e ponto final. Errou o indigitado árbitro e é justíssima a reclamação do Coritiba, porque se marcada a penalidade e devidamente convertida, o regulamento favorece a equipe do Alto da Glória no jogo de volta na próxima quarta-feira. Além do exposto, observei no jovem árbitro algumas indecisões no critério de marcação de faltas o que prejudicou seu desenvolvimento no jogo. Mesmo com os equívocos cometidos, continuo acreditando que Wilton Sampaio, em que pese seu noviciado é a maior revelação da arbitragem brasileira nos últimos cinco anos e se lapidado adequadamente pela CA/CBF poderá ser um árbitro de primeira grandeza.
Quem apita a final?
Como afirmei acima não escalo e não excluo ninguém das escalas, mas se me fosse dado o direito de opinar sobre o árbitro da partida decisiva da Copa do Brasil em Curitiba, inseriria na cumbuca para sorteio, Leandro Vuaden (Fifa/RS), Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) e Sandro Ricci (Fifa/PE). Como assistentes Altemir Hausmann e Alessandro Rocha Mattos.
Foto: Fifa.com

Aprovada a tecnologia na linha do gol
Mediante a conclusão dos testes que vinham sendo realizados desde agosto de 2011, pelo Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia de Materiais, o International Board aprovou por unanimidade no último dia (5) - os dois sistemas (GoalRef e Hawk-Eye), que serão utilizados na linha de meta com a missão precípua de informar ao árbitro se a bola ultrapassou ou não a linha de gol, quando houver dúvidas. A Fifa explicou que a aprovação definitiva dos dois sistemas ainda está sujeito a um teste final da tecnologia instalada nos estádios antes que ambos os sistemas possam ser usados nas partidas, de acordo com o programa de qualidade da entidade que controla o futebol no planeta, o TLG. Por conseguinte, a Fifa fará uma revisão nas Regras do Jogo de Futebol, especificamente as afetadas pelas novas medidas com nova redação para a Regra (1) O campo de jogo, Regra (2) A bola, Regra (5) O árbitro e Regra (10) O gol marcado. E, por último, falta definir em que tipo de competições será usada a bola com chip, dado o alto custo financeiro deste tipo de equipamento.
Só a tecnologia não basta
Enganam-se os que imaginam que a bola inteligente como é chamada a bola com chip, irá solucionar os gravíssimos problemas da arbitragem no campo de jogo no momento de interpretar e aplicar as regras corretamente. A medida anunciada pela Fifa é apenas para a linha do gol. Entendo que se os árbitros não aprimorarem seus conhecimentos nos quesitos técnicos, físicos, táticos e psicológicos, de nada adiantará a tecnologia para auxiliá-los. Pouquíssimos árbitros no futebol mundial e sobretudo no Brasil, conseguem discernir simulações, contatos casuais em função de um contato físico ou mesmo um tropeço quando nada deve ser assinalado. Pelo contrário: o que se vê é uma avalanche de faltas inexistentes assinaladas pelos árbitros a cada partida e uma seqüência interminável de cartões amarelos, ao invés de simplesmente deixarem o jogo seguir.
E o teste físico?
Concluída a 8ª rodada do Brasileirão, há um grupo de árbitros inclusive da Fifa, que não realizaram o teste físico e teórico mas continuam sendo escalados. A informação que recebi para demora da realização do teste a esses apitos é de que a CA/CBF está retardando o teste para preservar alguns Fifa que não estão com o índice de massa corpórea adequado e se submetidos ao teste físico reprovariam. Pergunto: se não estão em condições de realizarem o teste físico como estão sendo escalados? A Fifa determina que a preparação física é fator primordial para uma ótima arbitragem. Os fisiologistas e nutricionistas informam que qualquer atleta mal preparado não consegue oxigenar o cérebro e, consequentemente, não responde de forma adequada aos fatos e incidentes da prática que está desenvolvendo. O árbitro é um atleta.

Um comentário:

  1. Olha, Bicudo, respeito sua opinião, sempre exposta de forma muito educada, mas o "seu" wilton merece ser banido da arbitragem nacional após aquilo que ele praticou na última quinta-feira.

    Existem diversos profissionais sérios que trabalharam muito pelo Coritiba para ele chegar a esta final, existe um altíssimo investimento e uma torcida apaixonada que foi até SP ver seu time, tudo isso foi rasgado e colocado no lixo por aquele sr. que deixou de observar as regras mais básicas do jogo e praticamente fulminou com as chances de título do Coritiba.

    Ficou a impressão até que ele gostaria de ter feito mais pelo palmeiras, mas não pôde.

    Triste estágio do futebol brasileiro ter como maior revelação da arbitragem um cidadão no mínimo mal intencionado como esse tal de wilton, espero que ele nunca apite nenhum jogo aqui em ctba!!!

    ResponderExcluir