quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Raio-X arbitragem

Arbitragem excelente
Inicio esta coluna sobre a excelente arbitragem do árbitro Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP), no jogo da Conmebol, Coritiba/PR  3 x 2 Grêmio/RS, na quarta-feira que passou,reproduzindo a manifestação do mais completo jornalista/radialista, policial do Brasil na atualidade, Adilson Arantes da Banda B, nesta quinta-feira no seu programa matinal.  “É preciso deixar de esconder as deficiências das equipes paranaenses atrás da arbitragem. Problemas com o apito todo mundo tem”.
A arbitragem de Seneme do primeiro ao último segundo, foi equilibrada, inteligente, fria, imparcial, às vezes educada e polida, dependendo das circunstâncias, porém, quando necessário, foi duro e enérgico, na condução da nominada partida, sobretudo no cumprimento das Regras do Jogo de Futebol.

                                              Wilson Luiz Seneme
Aliás, o indigitado árbitro viaja a Zurique no mês que vem, para participar do Seminário de Arbitragem da Fifa, já que está pré-selecionado para a Copa das Confederações e do Mundial/2014, que acontecerão em território brasileiro.
Mudança na Conaf (1)
A direção da CBF anunciou na tarde de ontem a troca no comando na Comissão de Árbitros da entidade. Sérgio Corrêa da Silva, que durante cinco anos dirigiu o setor do apito, foi remanejado para a área burocrática da arbitragem, e o Cel. da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Aristeu Leonardo Tavares assume o posto na designação dos homens de preto nas competições da casa que rege os destinos do futebol brasileiro.
Mudança na Conaf (2)
Independente de ser militar, Aristeu Tavares, foi árbitro assistente da federação de futebol do Estado do Rio de Janeiro, é Instrutor da Conmebol e da Fifa e atuou ao lado de Carlos Eugênio Simon e Edenilson Corona na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
Legado de Corrêa
Sobre o legado de Sérgio Corrêa à nova comissão, entendo que deixa um grupo de árbitros de boa qualidade, uma doutrina, alguns árbitros e assistentes promissores, mas que  devem ser submetidos a uma nova metodologia de ensino.   
Projeto de excelência (1)
O que se espera da nova direção da confraria do apito nacional, é a elaboração de um projeto de alto nível, na formação e requalificação dos nomes indicados para compor a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf), ao menos uma vez por mês nas suas federações de origem. O estado de indigência técnica, física, tática e psicológica de alguns árbitros que atuam nas competições da CBF, é deplorável.
Projeto de excelência (2)
É inaceitável que as federações estaduais continuem indicando pessoas sem vocação e talento, para compor o quadro nacional de árbitros. A CA/CBF deveria criar um grupo de ex-árbitros com notório conhecimento sobre as Regras do Jogo de Futebol em todas as federações. A missão precípua desse grupo seria a de observar e lapidar árbitros e assistentes com predestinação e agudeza de espírito para exercer o mister de árbitro.
Projeto de excelência (3)
Neste projeto deve constar a inclusão de uma equipe de profissionais de propulsão como: um nutricionista, um fisiologista, um ortopedista, um preparador físico e um psicólogo, objetivando orientar e acompanhar o desempenho dos árbitros ao longo do ano. Há árbitros e assistentes atuando no Campeonato Brasileiro, com uma saliência abdominal incompatível, e, outros que a cada teste físico fazem “forfait”, alegando compromissos profissionais e outros que, são contemplados com quatro testes físicos no ano para não perderem o escudo da Fifa, caso específico de Evandro Rogério Romam (Fifa/PR), em 2011.
Projeto de excelência (4)
Sugiro que seja inserido no projeto, que para desempenhar a função de Observador de Árbitros nas competições da CBF, o candidato tenha exercido a função de árbitro de futebol e seja submetido a um teste de português e de conhecimento sobre as Regras do Jogo de Futebol.  É chegado o momento de o futebol pentacampeão do mundo extirpar  algumas “personagens nefastas”, que nunca apitaram sequer uma partida de futebol de conjunto habitacional, mas continuam sendo escalados pela CBF, analisando o desempenho do quarteto de arbitragem.
Desprestígio total
A nova composição da CA/CBF ficou assim:  Aristeu Leonardo Tavares é o presidente, Antonio Pereira da Silva (GO) é o vice-presidente e Dionisio Roberto Domingos é o secretário. O futebol paranaense pelas informações que recebi, sequer foi consultado sobre as mudanças realizadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário