quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Raio-X da arbitragem



É proibido cumprir a regra (1)
Há poucos dias postei aqui neste espaço, comentário de que se os assistentes (Fifa/Brasil),Altemir Hausmann e Roberto Braatz, atuassem no futebol europeu como atuam no Brasil, seriam  considerados top de linha. Ambos cumprem com suas ações nos jogos em que são escalados,  estritamente o que está preconizado pela Fifa nas Regras do Jogo de Futebol.

É proibido cumprir a regra (2)  
A Fifa diz: Os árbitros assistentes devem ajudar o árbitro a dirigir a partida conforme as regras. Eles devem também auxiliar o árbitro em todas as outras tarefas envolvendo a direção do jogo, a pedido e sob controle  do árbitro, e demais atribuições que estão inseridas no livro Regras do Jogo de Futebol/2012, a partir da página 46 até a 62.

É proibido cumprir a regra (3)
Dado o Know how que a indigitada dupla amealhou ao longo de mais de uma década nas inúmeras competições nacionais, da Conmebol, da Fifa, aliado ao talento e a vocação para a função que exercem, e a  qualidade de excelência ética, moral e profissional que são possuidores, Braatz e Hausmann se tornaram profissionais de alto nível e acima de tudo independentes. O que lhes permite cumprirem suas atribuições com profissionalismo,  sem omissão e sem  “covardia”.

É proibido cumprir a regra (4)
A campanha abjeta que está em curso no futebol brasileiro contra os profissionais, Roberto Braatz e Altemir Hausmann tem um objetivo: desrespeitar as REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL. Só há uma dupla de assistentes no futebol mundial, que age em consonância com os dois brasileiros. Michael Mullarkey e Darren Cann, assistentes  ingleses que ao lado  Howard Webb, dirigiram a final da Liga dos Campeões e a final da Copa do Mundo de 2010, e são considerados pela Fifa o melhor trio de arbitragem do mundo.

Renovando com cautela (1)
Observando a escala das competições da CBF, notei a presença de vários árbitros promissores. São os primeiros passos da CA/CBF, comandada pelo Instrutor Fifa Aristeu Tavares, na descoberta e na lapidação de novos árbitros e assistentes, com vocação e talento para a dificílima missão de apitar uma partida de futebol

Renovando com cautela (2)
Mas é bom enfatizar, que a renovação exige uma didática de curto, médio  e longo prazo, e, outras dinâmicas que fogem ao conhecimento da maioria das pessoas que não entendem como se descobre e se forma um árbitro.

Renovando com cautela (3)
É imperativo que as pessoas envolvidas nesse processo, tenham olhos de lince para detectar se o sujeito que pretende ser árbitro, traz no seus traços fisionômicos, no seu intelecto, na sua alma, no seu coração, a vocação e o talento para exercer tão sibilino mister.

Seneme reprovado?
Divulgação
Wilson Luiz Seneme
A notícia  que corre pelo país afora até o momento em que esta coluna foi postada, é de que o árbitro Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP), pré-selecionado para a Copa de 2014, não conseguiu atingir os índices exigidos pela Fifa no teste físico, realizado na quarta-feira que passou, na Suíça. Tentei confirmar a veracidade da notícia junto a CA/CBF e na Conmebol, porém, ninguém soube dizer se o fato é verídico ou não.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário