domingo, 2 de dezembro de 2012

Notícias do apito

 Heber Roberto Lopes
Foto: Apito do Bicudo
Bola com chip e nada mais (1)
Na entrevista que concedeu no último sábado (1/12), após o sorteio da Copa das Confederações, em São Paulo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, perguntado se além da bola com chip, a entidade que rege o futebol no planeta, pensa em outros experimentos eletrônicos para auxiliar a arbitragem, respondeu: A Fifa e o International Board, decidiram que  nenhum experimento tecnológico a não ser o já anunciado, será utilizado pela arbitragem até os Mundiais de 2018 na Rússia e 2022 no Qatar.
Bola com chip e nada mais (2)
Blatter disse que os dois sistemas aprovados pela Fifa, o Hawke-Eye (olho de falcão) e o GoalRef, serão testados no Mundial de Clubes no Japão, em dezembro. Mas apenas um será aprovado para ser utilizado na Copa das Confederações/2013, que será realizada no Brasil. E, por conseguinte, também será usado na Copa do Mundo de 2014.
Bola com chip e nada mais (3)
O mandachuva do futebol mundial, justificou a posição da Fifa, afirmando que a inserção demasiada da eletrônica para dirimir lances polêmicos numa partida, que fujam do campo visual dos homens do apito, afetaria o brilho e a magia do esporte das multidões.
Aborrecido, Heber vai embora (1)
Na última quinta-feira (27), após conversar com o árbitro Heber Roberto Lopes, via fone celular, imediatamente, às 15h08, comuniquei o teor da conversa ao editor de esportes do PARANAONLINE, Diogo Souza, que postou uma nota, informando a decisão do nominado apitador de se transferir para a Federação Catarinense de Futebol.  Logo a seguir, fiz um breve relato do que me disse Heber Lopes na coluna de Olho no Apito.
Aborrecido, Heber vai embora (2)
A decisão do indigitado árbitro não me surpreendeu, sobretudo, porque tenho relatado de maneira reiterada aqui neste espaço, a predileção pelo conservadorismo e  a contrariedade ao progresso que  assola a Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, desde 2004, sob o comando de Afonso Vitor de Oliveira.
 Aborrecido, Heber vai embora (3)
Antes do episódio com Heber Roberto Lopes, o futebol paranaense já havia perdido a vaga no quadro da Fifa, de Evandro Rogério Romam, que há muito tempo vinha apresentando um quadro de decadência, que se tornou  irreversível.
Um bom contrato
Heber vai embora, alegando que faltou valorização profissional do futebol do Paraná para com a sua pessoa. Questionado sobre valores financeiros, desconversou e me disse que o contrato com a Federação Catarinense é bom. E que sentiu no presidente Delfim de Pádua Peixoto, um afeto e reconhecimento que  há muito tempo não  recebe da FPF. Ganha o futebol catarinense e perde o futebol da terra dos pinherais.

A próxima perda será Braatz  
Outra brilhante personagem do futebol do Paraná que deixa o quadro da Fifa a partir do ano que vem, é o assistente Roberto Braatz. Explico: por  ter completado a idade limite fixada pela entidade internacional, que é de 45 anos, Braatz sai e dificilmente será substituído por alguém do Paraná.
Sem projeto, não há substituto(1)
Como não houve uma medida preventiva do setor responsável de arbitragem da FPF, em implementar uma Escola de Formação de Árbitros de Excelência, composta por pessoas qualificadas, o resultado será funesto à arbitragem paranaense.
Sem projeto, não há substituto (2)
Sem uma escola de alto nível, não foi possível formar, preparar e qualificar adequadamente, os novos árbitros que foram formados em 2009, 2010, 2011, 2012. Que dirá, requalificar os homens de preto, objetivando indicá-los para o teste seletivo ao quadro de Asp/Fifa. Tanto é verdade, que em 2010, 2011 e 2012, a Comissão de Árbitros da FPF, não indicou nenhum árbitro para o teste seletivo de ASP/FIFA a CA/CBF. Pelo andar da carruagem, perderemos neste ano as três vagas que temos na Fifa.

Política equivocada
Não obstante tudo que se noticiou envolvendo o quadro de arbitragem da FPF na semana que passou, fui informado que diante do acontecido com os três árbitros acima nominados, e da escassez de nomes de alta relevância para o Campeonato Paranaense/2013, a entidade estuda se precisar, buscar árbitros em outras federações.    Como se pode observar, face o mencionado supra, a política do futebol paranaense em termos de arbitragem é péssima.
O melhor árbitro do Brasil
O árbitro Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), confirmou no cotejo Náutico/PE 1 x 0 Sport/PE, nos Aflitos, a excelente performance que vivencia nesta temporada no Campeonato Brasileiro. É o árbitro do Brasileirão 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário