sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Notícias do apito

                                         Heber Roberto Lopes - Foto: Apito do Bicudo
Seneme não dá no  couro 
Direto de Assunção, recebo a  notícia que vai estremecer os tentáculos do comando da arbitragem brasileira. Submetidos ao rigoroso teste físico da Fifa na terça-feira que passou, em Assunção (Paraguai) os árbitros Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) e Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) foram reprovados. Ambos estavam pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Sendo que Seneme, já havia reprovado no mesmo teste, no último mês de setembro, em Zurique (Suíça). Pelo andar da carruagem, Seneme está alijado da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Já o gaúcho Leandro Vuaden, vai depender do relatório que será encaminhado pelo Dr. Carlos Alarcón a Fifa para continuar no processo. 
Ricci salvou a pátria
 
Além de Seneme e Vuaden, a CBF indicou para o teste em Assunção, o árbitro Sandro Meira Ricci (Fifa/PE), pré-selecionado para a Copa como  terceira opção. Sabem o que aconteceu:  Ricci foi o único a obter êxito no referido teste. A reprovação dos indigitados árbitros, revela de forma irretocável a falência do modelo de gestão e a didática que vem sendo  aplicada pela CBF no setor do apito. É chegado o momento de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, darem um basta em toda e qualquer ingerência no setor de arbitragens da CBF, e, solicitarem  ao presidente da Comissão de Árbitros, Aristeu Tavares, um novo modelo de gestão para a arbitragem brasileira a partir de 2013. Do contrário, os nossos homens de preto irão proporcionar um dos maiores fiascos no Mundial de 2014. 
Fifa chama Heber (1)
Depois de alcançar sucesso nacional e internacional, pelo que realizou no futebol paranaense, e que vai continuar realizando em Santa Catarina em 2013, Heber Roberto Lopes (foto), recebeu honroso convite da Fifa. Na manhã de hoje (14), Heber foi comunicado pelo Dr. Carlos Alarcón, membro do Comitê de Árbitros da entidade que controla o futebol no planeta, que deverá se apresentar para os testes teóricos, físicos, médicos, na cidade de Mendonza (Argentina) no próximo dia 4 de janeiro.
Fifa chama Heber (2)
Se continuasse no futebol paranaense, dificilmente Heber Roberto Lopes seria convocado para tão importante missão. Sua chamada pela Fifa, expõe a fragilidade e ausência de prestígio da nossa cartolagem junto a CBF, Conmebol e na Fifa. Aliás, fragilidade que pode ser comprovada no link de estatísitca de arbitragem da CBF. (
http://www.cbf.com.br/Arbitragem/Informa%C3%A7%C3%B5es/Departamento/Comunicados/2012/12)   
Cenário preocupante (1) 
 O ano de 2012 está indo embora e dentro de poucos dias iniciamos 2013. Já mencionei aqui neste espaço que o desempenho dos homens de preto a partir dos campeonatos estaduais deixou a desejar. Foi horrível, sobretudo nas competições da CBF, onde a TV expôs de forma irretocável as inúmeras deficiências da arbitragem brasileira. 
 Cenário preocupante (2)  
Em que pese todos os esforços da CA/CBF, que realizou vários cursos de aprimoramento, orientou, ministrou treinamentos, objetivando o aperfeiçoamento técnico, tático, físico e psicológico dos homens do apito, não foi possível reduzir os erros de interpretação e aplicação das leis que regem o futebol dentro do retângulo verde.  
Cenário preocupante (3)  
Por mais redundante que pareça, a origem do problema está nas federações estaduais, de onde a CBF empresta os árbitros para atuarem no Campeonato Brasileiro.  
Cenário preocupante (4) 
 Desprovidas de critérios adequados para a formação dos futuros árbitros e de professores com notório conhecimento sobre as Regras do Jogo de Futebol, as federações vem realizando reiteradamente um curso após outro sem um mínimo de acuidade. Resultado: observamos uma legião de árbitros mal formados em todo o País.  
Cenário preocupante (5) 
 É louvável a realização de cursos de arbitragem para oxigenar e fazer sombra aos que já apitam. Mas não é aceitável fazê-los apenas para angariar a pecúnia e pecúnia altíssima, que é cobrada por essas entidades. O presente aviso é destinado mais aos futuros árbitros do que às próprias federações. Explico: estas nada têm a perder, visto que os que serão realmente prejudicados quando escalados ao se defrontarem com as inúmeras nuances que ocorrem numa partida, são os candidatos da profissão do apito, face a carência de mão-de-obra inadequada para aplicar a profissão.  
 O custo da tecnologia é inviável (1)
  Aos que defendem a implementação da tecnologia como meio de auxiliar a arbitragem a dirimir lances que fujam do campo de observação dos homens do apito num cotejo, uma má notícia: a bola com chip, que está sendo utilizada no mundial de Clubes do Japão, custa US$ 4.000.00, a unidade.
 O custo da tecnologia é inviável (2) 
 O altíssimo valor financeiro da bola inteligente como é chamada a nominada esfera impede o seu uso em âmbito planetário, sobretudo nos falidos campeonatos estaduais, realizados no futebol brasileiro.  
O custo da tecnologia é inviável (3)
  A Fifa determina que um prélio de futebol deve ter oito bolas. Duas atrás de cada meta, duas nas laterais e duas na mesa do delegado da partida, onde fica o quarto árbitro. Isto significa US$ 32.000.00 por jogo só de bola. 
 O custo da tecnologia é inviável (4)  
Em se tratando do futebol brasileiro, além dos Estaduais, a bola em tela não poderia ser usada nas Séries B, C e D do Brasileirão. Tenho ouvido reclamações veladas de que em alguns jogos o quarteto de arbitragem não tem recebido a taxa estipulada pela CBF. Reclamam os árbitros que em várias situações a renda  está “penhorada” pela Justiça, ou então o público presente ao evento não conseguiu cobrir  as despesas.  
O custo da tecnologia é inviável (5) 
 Dos dois sistemas que estão utilizados no Mundial de Clubes, o Hawk-Eye (olho de falcão e GoalRelf), apenas um será usado na Copa das Confederações e, por extensão, na Copa de 2014. A boa notícia para o futebol brasileiro da bola com chip surgiu lá em Yokohama (Japão). A Fifa estuda a possibilidade de deixar nas doze sedes onde será disputado o Mundial no Brasil o sistema vencedor instalado, e caberia à CBF arcar com os custos de manutenção após a realização da Copa.  
Teste derradeiro (1) 
 Os árbitros Sul-Americanos pré-selecionados para a Copa de 2014 no Brasil, que reprovaram no teste físico em Zurique no último mês de setembro, realizam na tarde de hoje em Assunção (Paraguai), o teste final da temporada 2012. O teste será coordenado por Carlos Alarcón, membro do Comitê de Arbitragem da Fifa.  
Teste derradeiro (2)  
Em Zurique, foram reprovados Diego Abal (Fifa/Argentina), Wilson Luiz Seneme (Fifa/Brasil) e Roberto Silvera (Fifa/Uruguai). Quem rodar hoje está alijado do Mundial.  
Teste derradeiro (3) 
 Precavida com o acontecido em Zurique, a Fifa convocou além de Seneme, Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) e Sandro Meira Ricci (Fifa/PE). Um insucesso do árbitro paulista elevará Leandro Vuaden ao processo pré-seletivo da Copa, que será efetiva em território brasileiro.  
 Não tem moleza (1) 
 Terminada a sessão de hoje, os árbitros Sul-Americanos que continuarem no processo da Copa ganham uma folga para festejar o Natal e o Ano Novo. Nos primeiros dias de janeiro do ano que vem, por determinação da Fifa, todos deverão se apresentar em Mendonza (Argentina). Lá, durante uma semana, serão submetidos a um Curso de Alto Nível, incluindo testes físicos (de inglês, ler, escrever e falar) e aprimoramento técnico, tático, psicológico, além de vídeos com lances que ocorrem nas denominadas “zonas negras” do campo de jogo. 
 Não tem moleza (2)  
Logo a seguir, em Abril, em Assunção, a Fifa realizará o último Curso de Alto Nível antes da Copa das Confederações, no Brasil. Nesse curso, haverá uma revisão de tudo o que a Conmebol e a Fifa ministraram até então aos homens pré-selecionados para a maior competição do planeta. E antes de anunciar os árbitros, assistentes e os quartos árbitros Sul-Americanos, para a Copa das Confederações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário