terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Apito negativo: 5 caíram do cavalo

 Foto: CBF
A CA/CBF e a Escola Brasileira de Árbitros, convocaram os árbitros e assistentes Fifa, os apitos Asp/Fifa, os árbitros do quadro especial e aqueles denominados promissores pela entidade, para o primeiro Curso de Aprimoramento de Alto Nível deste ano, na cidade de Goiânia (GO), que está acontecendo desde ontem e tem seu final  na próxima sexta-feira. Na manhã de hoje, e, posteriormente, no período da tarde foi aplicado o teste físico padrão Fifa. E, os resultados do indigesto teste, já são conhecidos e não são nada animadores para um grupo seleto de apitadores da elite do futebol brasileiro.
Falei há pouco com o presidente da CA/CBF, o instrutor Fifa Aristeu Leonardo Tavares, que confirmou que os árbitros Wilson Seneme (Fifa/SP) e Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) e os assistentes Dibert Pedrosa, Rodrigo Pereira Jóia e Carlos Berkembrok, lamentavelmente não conseguiram concluir o teste físico e, por consequência, foram reprovados.
Os árbitros e assistentes em tela terão um prazo para se prepararem para um novo teste, porém, enquanto não realizarem o aludido teste, estão automaticamente excluídos dos futuros sorteios dos jogos da CBF e, por conseguinte, das competições internacionais da Conmebol e da Fifa. 
Na noite desta terça-feira (18),Tavares vai exibir um vídeo da Fifa e falará aos árbitros qual é o conceito que a entidade que controla o futebol no planeta, tem do verdadeiro árbitro internacional. Logo a seguir, o Dr. Edson Resende vai ministrar ensinamentos e a função da Corregedoria de Árbitros da CBF.
Amanhã, a elite da arbitragem brasileira passa o dia na sala de aula, observando vídeos, discutindo lances “polêmicos” e ouvindo os mecanismos necessários para a uniformização das tomadas de decisão no campo de jogo, no que concerne às Regras de Futebol.  Na quinta-feira, o trabalho será todo ele ministrado no campo de jogo, ou seja, a praticidade.

PS: A leitura que se colhe de mais este teste físico é uma só: quem não se preparar 100% fisicamente e não interpretar e aplicar adequadamente as Regras de Futebol no campo de jogo, está fora do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário