terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tecnologia na linha do gol

A demanda pela introdução da tecnologia de linha do gol (GLT, goal-line technology) vem crescendo bastante nos últimos tempos, graças a vários incidentes de grande repercussão, como o caso da não validação do gol de Frank Lampard no jogo entre Inglaterra e Alemanha pela Copa do Mundo da FIFA 2010™, em Bloemfontein, após a bola ter de fato cruzado a linha. Esse incidente em particular foi o estopim para que a International Football Association Board (IFAB) reconsiderasse a introdução da tecnologia de linha de gol nas Leis do Jogo, decisão formalizada na Assembleia Anual de Negócios da IFAB em outubro de 2010.
O objetivo da tecnologia de linha de gol não é substituir os árbitros, mas ajudá-los nas suas decisões. Ela deve indicar claramente se a bola cruzou totalmente a linha, e tal informação pode ser utilizada pelo árbitro ao tomar a decisão final.
Os critérios de teste para os sistemas de tecnologia de linha de gol são baseados nos seguintes requisitos, definidos pela IFAB:
  • A tecnologia de linha de gol se aplica unicamente à linha do gol e apenas para determinar se um gol foi ou não marcado;
  • A GLT deve ser meticulosa;
  • A informação de que um gol foi ou não marcado deve ser imediata e confirmada automaticamente dentro de um segundo;
  • A informação relativa à marcação do gol será transmitida apenas aos oficiais da partida (através do relógio do juiz, por meio de vibração e sinal visual).
  • Fonte: Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário