domingo, 31 de março de 2013

Raio-X da arbitragem



                                                        Foto: Apito do Bicudo


Fifa convoca Heber (1)
Além de convocar o árbitro Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) e os assistentes Alessandro Rocha Matos (Fifa/BA) e Emerson Carvalho (Fifa/SP), para o Curso de Alto Nível, que acontece no período de 9 a 12 deste mês em Assunção (Paraguai), a entidade internacional convocou também, o árbitro Heber Roberto Lopes (foto/Fifa/SC) e o assistente Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP).
Fifa convoca Heber (2)
O quinteto acima mencionado, já está de posse das passagens, do hotel onde deverão se hospedar e do plano que será aplicado no curso pelos membros do Comitê de Arbitragem da entidade, que controla o futebol no planeta.
Fifa convoca Heber (3)
É sabido que o trio titular para a Copa no momento, é composto por Sandro Ricci, Alessandro Rocha Matos e Emerson Carvalho.  Mas, o Brasil é o País sede do Mundial de 2014, e até março do próximo ano quando a Fifa anunciará os laureados para debutar no mais importante torneio de futebol do planeta, muita água vai rolar por debaixo da ponte e, Heber e Van Gasse, foram convocados para qualquer eventualidade.
Fifa convoca Heber (4)
Em se tratando de Heber Roberto Lopes, que já havia sido convocado pela Fifa em janeiro deste ano, para o Curso de Alto Nível em Mendonza (Argentina), o fato tem significado especial. Preterido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e a Comissão de Árbitros da entidade, que não tomaram nenhuma atitude concreta para mantê-lo no Paraná, a nova convocação da Fifa, representa o reconhecimento das qualidades profissionais exigidas de um árbitro top de linha das quais Heber é possuidor.  Em tempo: Heber Roberto Lopes, apita na próxima quinta-feira, Nacional (Uruguai) x Toluca (México) pela Libertadores.
Busacca vem aí
O curso será ministrado pelo chefe de arbitragem da Fifa, Massimo Bussaca, que terá ainda personagens de alto coturno como Carlos Alarcón, o mais longevo membro do Comitê de Árbitros da entidade e diretor da arbitragem da Conmebol, Oscar Ruiz, Instrutor Fifa, Cristhian Rosen, PhD em Educação Física e preparador físico dos homens de preto da Conmebol.
Cadê a profissionalização? (1)
Prometida por Marco  Antonio  Martins, presidente da Associação Nacional de Árbitros (Anaf) e sua diretoria, como a maior realização da sua administração, a profissionalização do árbitro de futebol no Brasil, inclusive já  para a  Copa das Confederações, em junho próximo, pelo jeito gorou.
Cadê a profissionalização? (2)
O Projeto de Lei 6405/2002 e seus apensos, que versam sobre a regulamentação da atividade da confraria do apito brasileiro, pelo que fui informado, está “mofando” numa das gavetas do Congresso Nacional, em Brasília.

Cadê a profissionalização? (3)
Segundo uma fonte de Brasília me informou, falta a categoria dos homens de preto, estofo político junto aos congressistas, objetivando “quebrar o lobby” da CBF, das federações de futebol, dos clubes e da TV, que são contrários a profissionalização do homem do apito, e trabalham em silêncio nos escaninhos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, contra o projeto em tela.
Quem será o novo diretor da CA/CBF? (1)
Assim que Aristeu Tavares anunciou sua saída da Comissão de Árbitros da CBF, a direção da casa do futebol brasileiro nomeou, o Dr. Edson Resende e foi dito na oportunidade, que, em trinta dias um novo diretor seria anunciado e, por consequência, os demais membros de tão importante setor seriam conhecidos incontinenti.

Quem será o novo diretor da CA/CBF? (02)
De lá para cá, muitos nomes foram lançados, mas nenhum até o momento conseguiu preencher os requisitos exigidos para ocupar função de tamanha magnitude. E, pelo andar das coisas, dificilmente aparecerá alguém com extrato ético, moral, junto a direção da CBF, clubes e, sobretudo, com status perante a Relação Nacional de Árbitros (Renaf), que seja detentor das qualidades do Dr. Edson Resende. Em tempo: Tem muito aventureiro se lançando candidato sem a mínima densidade entre os árbitros e sem condições éticas, que o cargo requer.
Fifa: Olho mágico (1)
Na Copa das Confederações, que será realizada a partir de junho próximo no Brasil e na Copa do Mundo de 2014, o árbitro, os assistentes, o quarto árbitro, os assistentes adicionais e os atletas no campo de jogo, serão surpreendidos por uma parafernália  eletrônica a vigia-los, como nunca em tempo algum foi empregada.
Fifa: Olho mágico (2)
De acordo com informações que obtive, a Fifa planeja instalar em cada estádio, trinta e duas câmeras fixas e móveis, que serão estrategicamente instaladas atrás das metas, dos assistentes, do quarto árbitro, na área técnica e em toda a extensão do campo de jogo. O que significa que nenhum detalhe de boa ou má ação escapará aos olhos eletrônicos.

Gente que brilha (1)
Os especialistas afirmam que três fatores devem ser observados num profissional de excelência: aptidão, talento e sorte. Fatores que na nossa opinião, devem estar umbilicalmente vinculados ao árbitro de futebol, que é um profissional de excelência. Além do exposto, o homem de preto para alcançar êxito na sua carreira, deve ter pleno conhecimento e discernimento das Regras de Futebol, pois de interpretações corretas dependerá o sucesso da sua arbitragem.
Gente que brilha (2)
Acoplada as características acima nominadas, um bom posicionamento em campo facilitará ao árbitro  ter uma boa performance. Quanto mais próximo e bem posicionado estiver das jogadas, melhor será o seu desempenho. E, por derradeiro, o bom desenvolvimento da coordenação psicomotora (agilidade, destreza e flexibilidade de raciocínio) em conjunto com uma boa acuidade visual, facilitará o domínio dos acontecimentos no retângulo verde.
Gente que briha (3)
Foi com as características e qualidades acima mencionadas, que o excelente árbitro Rafael Traci, dirigiu a belíssima partida do sábado que passou, entre Atlético/PR 1 x 1 Londrina, pelo Campeonato Paranaense. A CA/CBF, deveria enviar um de seus olheiros para observar se o indigitado árbitro preenche os requisitos básicos exigidos, para fazer parte do grupo de apitos promissores do futebol brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário