quarta-feira, 27 de março de 2013

Notícias do apito

 Divulgação
Fifa convoca Heber (1)

Além de convocar o árbitro Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) e os assistentes Alessandro Rocha Matos (Fifa/BA) e Emerson Carvalho (Fifa/SP), para o Curso de Alto Nível que acontece no período de 9 a 12 de abril próximo em Assunção (Paraguai), a entidade internacional convocou também, o árbitro Heber Roberto Lopes (foto/Fifa/SC) e o assistente Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP).

Fifa convoca Heber (2)

O quinteto acima mencionado, já este de posse das passagens, do hotel onde deverão se hospedar e do plano que será aplicado no curso pelos membros do Comitê de Arbitragem da entidade, que controla o futebol no planeta.

Fifa convoca Heber (3)

É sabido que o trio titular para a Copa no momento, é composto por Sandro Ricci, Alessandro Rocha Matos e Emerson Carvalho. Mas, como o Brasil é o País sede do Mundial de 2014, e até março do próximo ano quando a Fifa anunciará os laureados para debutar no mais importante torneio de futebol do planeta, muita água vai rolar por debaixo da ponte, Heber e Van Gasse, foram convocados para qualquer eventualidade.

Fifa convoca Heber (4)

Em se tratando de Heber Roberto Lopes, que já havia sido convocado pela Fifa em janeiro deste ano, para o Curso de Alto Nível em Mendonza (Argentina), o fato tem significado especial. Preterido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e a Comissão de Árbitros da entidade, que não tomaram nenhuma atitude concreta para mantê-lo no Paraná, a nova convocação da Fifa, representa o reconhecimento das qualidades profissionais exigidas de um árbitro top de linha das quais Heber é possuidor.  Em tempo: Heber Roberto Lopes, apita na próxima quinta-feira, Nacional (Uruguai) x Toluca (México) pela Libertadores.

Busaca vem aí

O curso será ministrado pelo chefe de arbitragem da Fifa, Massimo Busaca, que terá ainda personagens de alto coturno como Carlos Alarcón, o mais longevo membro do Comitê de Árbitros da entidadee diretor da arbitragem da Conmebol, Oscar Ruiz, Instrutor Fifa, Cristhian Rosen, PhD em Educação Física e preparador físico dos homens de preto da Conmebol.

Seriam falhos os relatórios?
Nas escalas de árbitros divulgadas pela (FPF), se observa a designação de um observador de arbitragem, cuja missão precípua é a de elencar os erros e os acertos nas tomadas de decisões do quarteto de árbitros nos jogos. A partir de um relatório fidedigno, objetiva-se corrigir as deficiências e minimizar os equívocos nas partidas. Dada a sequência interminável de erros de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, pelos apitos no atual Campeonato Paranaense, pergunto: Os ditos observadores são incompetentes ou estão sendo desmoralizados pela Comissão de Arbitragem da FPF?
 Seriam falhos os relatórios?  
Se não estão relatando o que acontece nas partidas de forma adequada, é óbvio que devem ser substituídos. Porém, se tem relatado como me afirmou um dos observadores os erros e as qualidades do quarteto de árbitros, é natural que estão sendo desmoralizados. Como consequência real para o que se acabou de expor, o departamento de árbitros  deve ter a certeza absoluta que o “olheiro” indicado é conhecedor profundo das Regras de Futebol, pois do contrário, torna-se um personagem nulo com referência às funções que lhe são atribuídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário