sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gol da Copa das Confederações será anotado por 4 relógios e 14 câmeras

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO/GLYN KIRK
    Um dos testes feitos pela Fifa para a tecnologia da linha do gol Um dos testes feitos pela Fifa para a tecnologia da linha do gol
Cada gol da Copa das Confederações vai ser determinado por 14 câmeras nos estádios e quatro relógios nos pulsos de árbitros e auxiliares. Esses equipamentos compõem a Gol Line Tecnology, já estão instalados e foram testados nas arenas da competição nos últimos dias pelos próprios juízes que atuarão na competição. Foi o que explicou nesta sexta-feira a Fifa, que utilizará pela primeira vez o sistema em um de seus grandes eventos de seleção.
Os árbitros ainda terão autonomia de decidir se foi gol de fato ou não, como explicou a entidade. Mas, na prática, os testes demonstraram aos próprios juízes que o equipamento é muito mais eficiente do que seus olhos.
As câmeras captam 500 imagens por segundo, e o olho humano, 14. Pelo sistema, as câmeras posicionadas nos estádios estão conectadas a uma rede eletrônica única que determina de forma imediata se a bola ultrapassou completamente a linha do gol. Ou seja, não há análise de vídeo. Automaticamente, aparece um escrito "Goal" no relógio dos árbitros.
"Fizemos um teste no Maracanã. (...) Botamos os árbitros na área, perto do gol, e posicionamos a bola levemente em cima da linha. Quase todos disseram que foi gol. Quando foram a linha, perceberam que não tinha sido gol. Nesta situação, tem que confiar na tecnologia. Mas tem que se manter concentrado para o caso de falha", explicou o diretor de árbitros da Fifa, Massimo Busacca.
A Fifa ressaltou que teve pouco tempo para fazer a instalação porque os estádios foram entregues atrasados. Mas indicou que era o suficiente haver três ou quatro dias para fazer todos os testes e calibrar o equipamento.
"É um apoio. A decisão final é do árbitro. É como um avião que está no piloto automático. O piloto pode assumir o controle caso perceba que existe um problema", contou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.
Em relação à expansão do sistema para outros campeonatos, a entidade informou que licenciou quatro equipes para fornecer a "Goal Technology" para ligas nacionais, entre outras competições. Mas não é obrigatório o uso do equipamento. Caberá a gestão de cada país e de cada competição decidir se vai aderir.
Há uma questão em jogos internacionais. Weil admitiu que, quando houver uma disputa de mata-mata entre times ou seleções de dois países, um jogo pode ter a tecnologia e o outro, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário