sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dilma assinará projeto sem interesse dos árbitros

A Associação Nacional de Árbitros de Futebol, divulgou no seu site que, o projeto que reconhece a atividade do árbitro de futebol como profissional no Brasil, foi aprovado no Senado Federal e está a caminho da Casa Civil da presidência da República, para ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. 

A notícia é verdadeira, porém, a entidade que representa a confraria do apito brasileiro, está omitindo da categoria, a forma como foi aprovado o projeto. Explico: o que consta no bojo do projeto e foi encaminhado para ser assinado pela presidente, é o reconhecimento da função do árbitro como profissional.  Nada mais.
O que a Anaf não informou aos que laboram na arbitragem, é que o projeto que está em vias de ser aprovado ou não pela mandatária do Palácio do Planalto, não especifica quem será o patrão do árbitro. Não diz quem fará o recolhimento dos encargos sociais e que tipo de encargos terão que fazer aqueles que trabalharão nas federações estaduais e na CBF.

E, por extensão, quem vai escalar a arbitragem nos paupérrimos campeonatos estaduais, nas competições da CBF, e, quem ficará responsável assim que regulamentado o projeto, da formação dos novos árbitros. Em suma, o que está sendo enviado a presidente é um indício de profissionalização. Falta definir como será a cabeça, o tronco e membros da arbitragem brasileira.  

                                              Apito do Bicudo
Um outro fato que a Anaf não divulgou, é de que ficou agendado pelo deputado federal Roberto Santiago, para abril ou maio do ano que vem, um seminário na Capital Federal, onde se discutirá os dois últimos parágrafos. Nada contra, tudo a favor. Só que esqueceram de avisar o indigitado parlamentar, que, no próximo ano teremos a Copa do Mundo no Brasil e ato contínuo as eleições. E, aí, um abraço...... 

Diante do que se leu pergunto: a Anaf e os seis sindicatos que possuem o Certificado de Registro Sindical (Carta Sindical) – têem um projeto alinhavado para apresentar nesse seminário e terão poder de persuasão para agregar a legião dos apitos a rumar até Brasília, objetivando a aprovação definitiva do projeto? Aliás, é bom lembrar que em 2014, teremos eleições na Anaf e muita promessa virá a tona, inclusive, a profissionalização do árbitro de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário