domingo, 1 de dezembro de 2013

Cariocas com tecnologia inteligente: Árbitros

Recebo via e-mail, a programação da pré-temporada que será ministrada aos árbitros e assistentes da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), a partir do próximo dia 6.  O cronograma de atividades,  elaborado pela Comissão de Arbitragem em conjunto com o Sindicato dos Árbitros de Futebol/RJ, sob o comando do presidente, Jorge Rabello, prevê uma novidade inédita em termos de arbitragem.
Será apresentado ao quadro de árbitros da Federação Carioca de Futebol, que participarão da pré-temporada na data acima nominada, o Software, REFEREE FEEDBACK. Software que traz como conteúdo principal, uma infinidade de lances que versam sobre o impedimento e um acervo considerável de simulações de Off side, objetivando aprimorar as tomadas de decisões do assistente no que concerne a regra VI – árbitros assistentes.  

Essa tecnologia é utilizada pela Fifa, a Uefa e a Premier League, para treinamento dos árbitros e assistentes, que atuam nas competições das entidades internacionais.

Via correspondência eletrônica, Jorge Rabello me diz que a compra do indigitado Software, tornou-se possível em função do contrato de patrocínio firmado entre a (FFERJ) e a empresa  que vai dar nome ao campeonato, e, por consequência, vai expor sua logomarca nos uniformes dos árbitros cariocas no campeonato de 2014.

Rabello enfatiza ainda que parte da verba do patrocinador será destinada ao (SAPERJ) - Sindicato dos Árbitros do RJ, na requalificação dos apitos  e a outra parte para pagamentos de cotas de patrocínio aos árbitros (o que já acontece desde, 2008).  Nunca é demais lembrar, diz o presidente da Comissão de Arbitragem, que a FERJ é a única entidade que concede participação a entidade sindical e aos árbitros. Ou seja, participação nos lucros.

A medida anunciada pelo Saperj é inédita, visto que nem a CBF até a presente data possui o equipamento acima mencionado. De outro lado, explicita o comprometimento do presidente  da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, para com o torcedor, a imprensa, os atletas e os seus filiados.

E, por extensão, com as principais personagens de uma partida de futebol, os árbitros do Rio de Janeiro, que ao utilizarem uma ferramenta da magnitude do REFEREE  FEEDBACK, irão adquirir Know-How e, por conseguinte, se bem aplicado no momento de interpretar e aplicar as Regras de Futebol, o farão com maior exatidão.  

Confira abaixo a programação da pré-temporada dos apitos carioca.

Dia 6/1/2014 – 7h – café – 12h – almoço -  das 15h às 17h – atividades físicas com o professor Paulo Barroso Erik – 19h – jantar – 20h – abertura e apresentação dos trabalhos a serem desenvolvidos na pré-temporada.

        Marcelo de Lima Henrique/Fifa/RJ

Dia 7/1/2014 – 7h – café – das 9h às 10h30 – circuito das seis estações – 12h – almoço -  15h - treinamento para árbitros assistentes, posicionamento e tomadas de decisões – a seguir, árbitros e as mudanças na Regra XI – Impedimento – 17h – inversão de funções entre árbitros e assistentes – 19h – jantar – 20h30 – simulação e atitude.


Dia 8/1/2014 – 7h – café – 9h – passeio tático quatro estações – 10h30 – o temido Yoyo teste, que é aplicado pela Fifa aos árbitros e assistentes que participarão da Copa de 2014 – 12h – almoço – 15h – exercícios de alta intensidade padrão Fifa. Árbitros e assistentes – 19h – jantar e posteriormente, avaliação dos trabalhos envolvendo árbitros e assistentes.


Dia 9/1/2014 – 7h – café – 9h – Árbitro adicional e trabalho em equipe – 10h30 Ariet – 12h – almoço – 15h – assistentes, posicionamento e tomadas de decisões – árbitros, mudanças na Regra XI – Impedimento – 17h – FEED BACK e avaliação após o trabalho de vídeo – 19h – jantar – 20h30 – tiro penal e resultado do trabalho com o GPS.  


Dia 10/1/2014 – 7h – café – 9h -  Diretrizes gerais – 10h30 – encerramento – 12h – almoço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário