sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Erro contra Corinthians fortaleceu assistente da Copa

2
“Depois da tempestade vem a bonança”. Esse ditado é bastante sábio no que aconteceu na vida de Emerson Augusto de Carvalho. O assistente cometeu um erro triplo ao validar um gol impedido de André na vitória do Santos diante do Corinthians por 3 a 2, no clássico realizado na Vila Belmiro, no dia 19 de agosto de 2012, pelo Campeonato Brasileiro. Na época, inclusive, ele foi afastado dos gramados pela Comissão Nacional de Arbitragem e só estava em jogos de menor expressão.
Três dias foram suficientes para ele dar a volta por cima ao deixar o jogo seguir no gol de Marcelo Moreno, que deu a classificação ao Grêmio diante do Coritiba, pela Copa Sul-Americana daquele ano.
E para completar e não deixar dúvidas de sua competência profissional, o bandeirinha juntamente com Sandro Meira Ricci (árbitro) e e Marcelo Van Gasse (assistente) foi convocado nesta quarta-feira, pela Fifa, para integrar o quadro de arbitragem na Copa do Mundo de 2014.
Emerson de Carvalho não tem dúvidas de que o erro no clássico, assumido no dia posterior, serviu como um grande aprendizado e fez com que ele tivesse ainda mais força para encarar mais esse desafio.
“Isso me fortaleceu, principalmente o meu lado psicológico para aguentar qualquer rojão nesse sentido”, disse em entrevista ao Portal da Band. “Tive um bombardeio geral”, lembra.
Apesar daquele episódio, nunca passou pela sua cabeça abandonar a arbitragem. “Nunca temi pela minha carreira e não tive medo em nenhum momento. Confio no meu trabalho”.
O árbitro assistente se considera um privilegiado por ter sido escolhido pela Fifa. “É legal, porque você passa a ser referência, passa credibilidade não só para clubes, jogadores e também seleções”.
Apesar de ser um feito inédito em sua carreira, Emerson não pretende estar na decisão. “Eu abro mão de estar em uma final para ver o Brasil lutando pelo hexacampeonato. Faço isso com maior prazer”.
Confira a entrevista completa a seguir:
Portal da Band: Como você ficou sabendo que seu nome estava confirmado na Copa?
Emerson de Carvalho: Recebi a confirmação nesta quarta-feira mesmo onde estamos reunidos no campo do Audax para finalizar a preparação para o Campeonato Paulista. A Fifa mandou um e-mail pra nós e após o café da manhã, por volta das 8h, os amigos vieram me cumprimentar.
Portal da Band: Qual foi a sua reação ao receber a notícia?
Emerson de Carvalho: Passou um filme em minha cabeça de toda a minha história, de quanto que eu lutei, dos momentos difíceis, de quando apitava jogos escolares, amador. É um momento indescritível. Um dia a gente galga, espera e alcança o seu objetivo. É muito bom saber que todo aquele sacrifício valeu a pena e que hoje a família, os amigos estão vibrando comigo. Agora é saber desfrutar desse momento de alegria. É como se eu tivesse uma grande promoção em uma empresa.
Portal da Band: É o seu melhor momento em sua carreira?
Emerson de Carvalho: Sem dúvida nenhuma é o melhor momento que estou vivendo em minha carreira na arbitragem, mesmo fazendo jogos importantes como finais de Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil e até estar na final do Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos, mas nada é comparável.
Portal da Band: Estar em uma Copa do Mundo era seu grande sonho?
Emerson de Carvalho: Sempre sonhei sim com esse momento, mas sempre com os pés no chão. Sabia que seria uma coisa a se fazer gradativa, passo a passo. O que marca a minha carreira é baseado no equilíbrio em todas as esferas: física, técnica, social e mental.
Portal da Band: Para um momento especial, uma comemoração especial?
Emerson de Carvalho: Quando eu voltar para Marília, minha cidade natal, na noite desta quinta-feira, com certeza vamos fazer um churrasco com familiares, amigos pra comemorar esse feito inédito nesse fim de semana, afinal não é todo dia que um assistente é chamado para a Copa do Mundo. Daí a cerveja, o vinho vai ser liberado. Aqui nem pensar, pois estamos realizando um trabalho muito sério.
Portal da Band: A sensação de um assistente estar em um Mundial é a mesma de um jogador?
Emerson de Carvalho: Todo mundo que trabalha com futebol estar em uma Copa do Mundo é o ápice maior. Pra mim não é diferente. É a mesma situação que sente jogadores, técnicos e arbitragem. Todos querem participar dos melhores campeonatos e chegar a um Mundial é estar no auge. A sensação é diferente para o corpo, te dá mais prazer.
Portal da Band: Em contrapartida, para você estar em uma final significa que o Brasil foi eliminado. O que você pensa a respeito?
Emerson de Carvalho: Eu abro mão de estar em uma final para ver o Brasil lutando pelo hexacampeonato. Faço isso com maior prazer. Eu quero estar na arquibancada, na maior torcida. O Brasil é o nosso país, lugar da nossa família, dos amigos. A arbitragem é forte porque nosso país é muito forte no futebol. É reflexo.
Portal da Band: Até que ponto aquele erro no clássico entre Corinthians e Santos te ajudou a estar em uma Copa agora?
Emerson de Carvalho: O que aconteceu foi mais um erro que cometi, e que posso a voltar a cometer novamente, pois não sou uma máquina. Todos os meus erros que cometi, fico estudando os DVDs para descobrir onde errei, busco o porquê eu errei, um feed back. Dá pra minimizar esses erros. Esse levantamento é importante e faz crescer. O que aconteceu aquele dia teve uma repercussão na mídia. Isso me fortaleceu, principalmente o meu lado psicológico para aguentar qualquer rojão nesse sentido. Tive um bombardeio geral. Mas três dias depois, me redimi, no jogo entre Grêmio e Coritiba pela Copa do Brasil, quando acertei em um lance aos 45 minutos do segundo tempo. Fui feliz demais. Foi feito um barulho demais, onde teve mudança de comissão de arbitragem e tudo mais. A arbitragem também não estava passando um bom momento naquela época e desencadeou com isso.
Portal da Band: Devido àquele episódio, você temeu pela sua carreira em algum momento?
Emerson de Carvalho: Nunca temi pela minha carreira e não tive medo em nenhum momento. Confio no meu trabalho. Quem tiver medo de cometer erros não pode estar na arbitragem. Erros acontecem e vão voltar a acontecer. Não que eu queira. Já teve seleções classificadas com erros de arbitragem. Isso acontece.
Portal da Band: Como é a sensação de estar no Mundial no Brasil?
Emerson de Carvalho: É mais legal. É o lugar que você conhece como ninguém. É o quintal da sua casa. É o lugar no mundo que eu mais gosto, me identifico, onde têm as pessoas que amo. Tudo certo, pois vou estar feliz no lugar que eu mais gosto de estar, que é no campo. Vamos estar aqui sendo anfitriões. É uma sensação indescritível.
Portal da Band: Assim como é para jogador, na arbitragem se ganha mais destaque estando em uma Copa?
Emerson de Carvalho: Por pertencer ao quadro da Fifa é uma grande responsabilidade e referência, ainda mais estando em campeonatos internacionais e Copa. É legal, porque você passa a ser referência, passa credibilidade não só para clubes, jogadores, seleções. Passa a ser um árbitro diferenciado, como se fosse o capitão de um time, que você alcançou o pilar mais alto.
Portal da Band: Você tem o reconhecimento nas ruas?
Emerson de Carvalho: Por incrível que pareça, sim. Sou reconhecido nas ruas como qualquer pessoa pública. Sabe do trabalho sério que faço do meu caráter. Me pedem autógrafo, tiram fotos, pois o futebol trabalha muito com emoção e paixão do povo.
Portal da Band: Com o reconhecimento, pretende um dia deixar de ser assistente para ser árbitro?
Emerson de Carvalho: Desde a minha formação na Federação Paulista de Futebol, em 1999, sou árbitro assistente. Não tenho idade e nem pretensão de mudar isso no futuro.
Portal da Band: Da mesma forma que acontece na Seleção, você torceu pelo Atlético-MG estar na final do Mundial?
Emerson de Carvalho: Fiquei torcendo sim para o Atlético-MG. É o representante brasileiro, e antes de mim, sou brasileiro e torço pelo futebol nacional. Mas depois que aconteceu a derrota para o Raja Casablanca, cada um tem que seguir seus passos. Faz parte.
Fonte: Esporte-Band/Anaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário