terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fifa estudou árbitros da Copa cientificamente

Assim que chefe do Comitê Médico da Fifa, o belga Michael D’ Hooge,  ultimou os exames médicos na segunda quinzena de setembro de 2011, em Zurique na Suiça, os 53 trios de arbitragem pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014, ouviram uma mensagem do chefe de árbitros da Fifa, Massimo Busacca, com o seguinte conteúdo: Em janeiro de 2014 a Fifa anunciaria os 25 trios de arbitragem e mais 8 duplas (composta por 1 árbitro e 1 assistente). Essa lista não seria definitiva, porque muitas competições estariam em andamento e se alguma fato de relevância acontecesse com algum  dos nomes anunciados a lista poderia sofrer alterações.  
 Divulgação
A segunda orientação de Busacca foi de que aqueles que desejassem participar do Mundial no Brasil, deveriam atingir na sua plenitude todos os testes físicos, teóricos, práticos (campo de jogo), além do que todos deveriam ler, escrever e falar  fluentemente o inglês, o idioma oficial da Fifa. Acrescente-se ainda que a Fifa utiliza como segundo idioma o espanhol.   
Além do exposto, todos que ali estavam seriam escalados nas competições da Fifa e nos campeonatos dos seus Países de origem, e seriam observados por instrutores de árbitros PhD no tema arbitragem.  Instrutores que seriam neutros e informariam mensalmente o Comitê de Árbitros da Fifa, sobre o desempenho dos pré-selecionados nos torneios ou campeonatos que  participassem.
Além dos três parágrafos acima, o chefe do apito da Fifa disse: “Aqueles que conseguirem entender as diferentes culturas futebolísticas que se praticam em todo o globo terreste, que assistirem várias partidas pela TV, (isso enriquece o conhecimento do árbitro),  que souberem se posicionar adequadamente no campo de jogo quando estiverem atuando, que tiverem discernimento rápido e conciso nos lances dentro da “zona negra” do campo de jogo, (área penal e adjacências), suas tomadas de decisões  dificlmente sofrerão contestações, porque estarão  em consonância com as Regras do Jogo”. Quem assim proceder, fatalmente estará na maior lista de árbitros de todos os tempos da Fifa, encerrou Busacca.
 Divulgação
Fiz questão de lembrar o que disse o mandatário da confraria do apito mundial  em 2011, porque na terça-feira (14), quando do anúncio dos 25 trios de arbitragem e as 8 duplas reservas para a Copa do Mundo/14, Busacca, com extremo profissionalismo e ingente personalidade, repetiu tudo o que havia dito na primeira reunião aos árbitros e assistentes em Zurique.
PS: O brasileiro Sandro Meira Ricci e o colombiano Wilmar Roldán, foram os únicos árbitros Sul-americanos elogiados pela imprensa esportiva internacional, após a divulgação da lista dos mundialistas. Roldán teve excelente participação nas Olimpíadas de Londres e deixou ótima impressão na Europa. Ricci por sua vez, foi elogiadíssimo pela bela performance na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, entre o Bayer de Munique x Raja Casa Blanca, no último mês de dezembro, no Marrocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário