segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sandro Ricci: Apita de acordo com a Fifa

 Foto: Fifa.com

Se havia alguma duvida de qual seria o estilo de arbitragem do trio brasileiro, formado pelo árbitro Sandro Meira Ricci e os assistentes Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse, que laboraram na Copa do Mundo findada no último dia 13, nas competições brasileiras, ele foi exibido ao futebol  pentacampeão, nos prélios Internacional x Flamengo e Corinthians x Palmeiras.
Meira Ricci, Carvalho e Van Gasse com atuações equilibradas, demonstraram nas duas partidas em tela, que absorveram os ensinamentos ministrados nos seminários da Fifa, e que o norte a ser perseguido para se atingir tomadas de decisões adequadas e se cometer um número de equívocos de pequena monta na arbitragem, está alicerçado no trabalho em equipe e, se possível, com os mesmos parceiros.
Além disso, outras qualidades que tenho observado no indigitado triunvirato no campo de jogo,  foi o crescimento da capacitação intelectual, da inteligência, do equilíbrio e, sobretudo, a implementação do diálogo de excelência com os artistas do espetáculo, que são os atletas, antes de tomar uma decisão técnica ou disciplinar.
O futebol que se pratica no planeta na atualidade e as evoluções subsequentes que surgirão no futuro, exigem que o homem de preto, o único personagem com poderes dentro das quatros linhas para interpretar e aplicar as REGRAS DE FUTEBOL, se requalifique e explicite um novo  “modus operandi” na condução dos jogos de futebol. 

PS: Dada a velocidade das transformações, não mais se pode imaginar que um ensino focado na transferência de conhecimento do professor de arbitragem para o aluno seja suficiente. Ou muda a didática empregada nas escolas de formação dos futuros árbitros, ou então o árbitro de futebol no Brasil ficará à margem do processo em âmbito planetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário