Quase um mês após a inesquecível final da Copa do Mundo da Fifa 2014 no Maracanã, o Grupo de Estudos Técnicos da entidade publicou o seu relatório técnico com os principais resultados e estatísticas completas da análise dos 64 jogos. A flexibilidade tática exibida pelas equipes, o futebol rápido e ofensivo demonstrado depois de uma longa temporada, o impacto dos jogadores de ataque e a implantação bem-sucedida da tecnologia da linha do gol e do spray de sinalização estão entre as principais conclusões dos especialistas técnicos da FIFA. O documento pode ser lido no FIFA.com e encontra-se em anexo. Um DVD com as principais conclusões será distribuído a todas as federações afiliadas para fins educativos.
O relatório do Grupo de Estudos Técnicos deverá ser o centro das atenções de uma série de conferências técnicas da Fifa, a primeira delas na Cidade do Panamá no dia 11 de setembro.
Os eventos servem para que a Fifa, as confederações continentais e as federações afiliadas concentrem-se na análise técnica e tática da Copa do Mundo. Os treinadores e diretores técnicos de todas as federações afiliadas à Fifa foram convidados a participar das conferências.
Após as delegações da CONCACAF e da CONMEBOL se reunirem na Cidade do Panamá em 11 e 12 de setembro, os seguintes eventos ainda serão realizados:
 - UEFA, São Petersburgo, 16 e 17 de setembro de 2014
 - CAF, Cairo, 30 de setembro e 1º de outubro de 2014
 - AFC/OFC, Kuala Lumpur, 29 a 31 de outubro de 2014

Além da apresentação do relatório da Copa do Mundo produzido pelo Grupo de Estudos Técnicos, em cada evento as delegações examinarão as tendências de desenvolvimento de técnicos e jogadores, bem como assuntos relacionados à medicina e à arbitragem. Uma sessão especial terá como foco a Alemanha, nova campeã mundial.
"Estas conferências são plataformas essenciais que nos permitem divulgar as principais conclusões técnicas da Copa do Mundo da Fifa às confederações e federações afiliadas, tornando-se assim uma ferramenta educacional concreta para promover o desenvolvimento do futebol em todo o mundo", disse o secretário-geral da instituição, Jérôme Valcke.