terça-feira, 25 de novembro de 2014

(IFAB) realizou reunião inédita


  • Terminou nesta terça (25), em Belfast na (Irlanda), a reunião do International Football Association Board, o único organismo com poderes para autorizar qualquer experimento ou alterações nas Regras de Futebol. Nesse encontro desde a sua criação em 1882, o (IFAB) se reuniu com técnicos, ex-atletas, dirigentes, ex-árbitros e instrutores de arbitragem internacional, com notório conhecimento sobre as leis que normatizam o futebol no campo de jogo.
  • O futebol brasileiro foi representado pelo instrutor CBF/Conmebol/Fifa, Manoel Serapião Filho, cuja designação foi realizada pelo presidente da Fifa Joseph Blatter. Serapião Filho independente das suas inúmeras qualidades, falando fluentemente o inglês, o idioma oficial da Fifa representou a arbitragem do Brasil com galhardia.   
  • As discussões tiveram início na (segunda/24) -  e o objetivo principal do (IFAB) e da Fifa, foi ouvir e discutir com os participantes, as ideias, sugestões e projetos que possam oxigenar as regras.
  • Para exemplificar as discussões que ocorreram na reunião, a punição tripla foi amplamente discutida - (ela acontece, quando o atleta impede uma oportunidade manifesta de gol que gera a expulsão, o tiro livre direto se a falta for cometida fora grande área, e se for dentro da área penal é pênalti e, suspensão do jogador infrator na próxima partida).
  • Os europeus via o presidente da Uefa Michel Platini,  vem fazendo vários questionamentos a respeito desse tipo de infração em nome dos clubes filiados a entidade europeia. Porém, a decisão foi postergada para a próxima reunião do (IFAB).  
  • Também foram discutidos o árbitro de vídeo, possíveis implementações de novas tecnologias para auxiliar a arbitragem a dirimir lances que fujam do campo visual dos homens de preto. E o aumento das substituições que hoje estão limitadas a três.
  • Outra situação que gerou vários entendimentos foi quando um atleta sofre uma concussão numa partida. Foi mantido o tempo de três minutos para o árbitro e o médico tomarem uma posição, mas não foi aceita a sugestão de implementar esse tipo de ocorrência nas Regras de Futebol. Além do exposto, algumas questões de “off side” ou impedimento como queiram.
  • O epílogo da reunião foi de confraternização pelo excelente nível das personagens que dela participaram e na ata lavrada ficou estabelecida, que se alguém desejar apresentar alguma ideia ou experimento nos próximos dois dias as portas estão abertas.
  • Na ata foi consignado que tudo o que foi sugerido e discutido será objeto da próxima Assembleia Geral Anual do International Board, que acontecerá de 27 de fevereiro a 1 de março de 2015, lá mesmo em Belfast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário