domingo, 30 de agosto de 2015

Sérgio Corrêa: O Visionário

No sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa que inicia nos próximos dias, realizado na sexta (28), no Principado de Mônaco, o presidente da Uefa Michel Platini, no discurso que fez aos dirigentes, atletas, técnicos, médicos e preparadores físicos fez um pedido: que todos os envolvidos nas partidas da Uefa nesta temporada, continuem respeitando as decisões da arbitragem.

O mandachuva da entidade europeia enfatizou que aqueles que procederem em desconformidade com as Regras de Futebol, desaprovarem com gestos ou palavras as decisões dos homens do apito, fazendo rodinhas, apontando do dedo na direção da arbitragem e desrespeitando os adversários serão punidos rigorosamente.

No encerramento do encontro da Uefa, cada equipe recebeu um memorando com normas, diretrizes, direitos e deveres que cada participante deve adotar na próxima Champions League e na Liga da Europa.

Ao ler e ouvir o pronunciamento do presidente da entidade do Velho Continente, no que diz respeito a arbitragem, lembrei-me que aqui no futebol pentacampeão, nos primeiros dias de fevereiro deste ano, a mente prodigiosa de Sérgio Corrêa da Silva (foto), confeccionou a Circular Nº26/2015, com conteúdo similar a carta que a Uefa elaborou e distribuiu aos participantes da próxima Liga dos Campeões e da Liga da Europa.

Diante do motivado, os méritos indiscutíveis nesta oportunidade são direcionados ao presidente da CA/CBF, o visionário Sergio Corrêa e seus congêneres, que aliaram visão e competência quando formataram e colocaram em prática a indigitada circular.

Circular que sofreu resistências quando da sua implementação da cartolagem, dos jogadores, treinadores e, por incrível que pareça, de alguns setores da confraria do apito.
  
O reconhecimento a CA/CBF se faz necessário porque, diferentemente da Uefa que maneja arbitragem para (64) esquadras - aqui no Brasil, Corrêa e demais membros da CA/CBF - de  fevereiro a dezembro de cada ano, têm a dificílima missão de escalar árbitros, assistentes e quarto árbitro neste verdadeiro Continente que é o Brasil, nas Séries (A, B, C, D, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Sub-17 e Sub-20). Nada mais a dizer.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário